Aparecida do Taboado (MS) – Com o objetivo de tratar das perdas salariais que vem sendo acumuladas nos últimos anos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal realizou reunião na sede da entidade, na última quarta-feira (29), às 16 horas, e, na oportunidade, o presidente Gilson Alves Garcia debateu com os associados o índice de reajuste concedido pelo Executivo.
Gilson abriu a reunião falando especificamente sobre os vencimentos dos professores, esclarecendo a situação atual da remuneração da categoria, que recebeu um reajuste de 3.86% concedido pelo Executivo no mês de dezembro, referente aos vencimentos de janeiro 2020.
Com o reajuste concedido pelo município, os vencimentos dos professores municipais ficaram mais de R$ 100,00 abaixo do piso nacional, o que é proibido por lei. Diante dessa situação, o Sindicato reabriu negociação com o Poder Executivo buscando um reajuste que, no mínio, seja equiparado ao piso nacional.
Também participam da reunião servidores de outros setores da Administração municipal para os quais foi informado que o reajuste de 3.86% concedido no final do ano passado não houve a concordância do Sindicato. “Estávamos em negociação com a Administração e, mesmo sem o nosso conhecimento, o Executivo enviou o projeto para o Poder Legislativo onde foi aprovado”, esclareceu o presidente.
Segundo ele, já foi protocolado um documento na Prefeitura solicitando a revisão desse índice, especialmente porque o Governo Federal concedeu mais um reajuste no salário mínimo. Foi informado que o prefeito já recebeu os representantes do Sindicato e teve início uma nova negociação para que seja possível melhorar o índice de reajuste. A reivindicação do Sindicato é de 6% de reposição salarial, mas o Executivo apresentou uma contraposta de 4.71%, entretanto, as negociações continuam e o Sindicato afirmou que vai lutar pela melhoria no salário dos servidores.
A expectativa é de que ainda nesta semana seja possível falar com o prefeito e, no máximo, na segunda reunião da Câmara Municipal seja possível votar o projeto de mais esse reajuste salarial para todos os servidores municipais.
Uma outra reunião ficou agendada para o dia 6 de fevereiro, às 17 horas (BR), para apresentar o resultado da negociação.