/

Sistema Famasul conhece estudo de viabilidade para energia fotovoltaica em MS

1 min de leitura

    O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, tomou conhecimento do estudo desenvolvido pelo Concen – Conselho Regional dos Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa/MS. Os resultados mostram a viabilidade na utilização de placas de energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas e injetada na rede em Mato Grosso do Sul.
    Para o presidente do Sistema Famasul, o método já utilizado em outros Estados, é uma alternativa viável, com ganhos para os dois lados. “Os cases analisados no estudo comprovam a eficiência na utilização de energia solar e nos faz pensar que esta é uma opção para produtores rurais do Estado, principalmente agricultores e avicultores”, analisa Saito.
    Além de Saito, participam da apresentação o presidente da Fecomercio/MS – Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Edison Araújo; Regiane Dede Oliveira; a presidente do Concen, Rosimeire Cecília da Costa; o diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero e Hildo D'Oliveira Mariano, coordenador do Programa Senai do Sistema Energético. A apresentação foi feita pela engenheira eletricista, Inez Lino Recalde.
    Os números mostram os benefícios em o Estado aderir ao convênio Confaz 16/2015, para isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia gerada pelas placas. “Nossos estudos comprovam que, além de arrecadar mais sobre os equipamentos, haverá maior adesão ao uso dos fotovoltaicos e não haverá perdas aos cofres públicos, justamente o contrário”, explica Rosimeire, presidente do Concen.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog