A cidade de Chapadão do Sul é o primeiro município a contar com o sistema de gestão por Organizações Sociais (OS) em seu sistema de saúde. O hospital da cidade desde o dia 1º de julho já se encontra sob gestão de uma OS e no último final de semana já realizou as suas primeiras cirurgias de média complexidade, atendendo as demandas de procedimentos como laqueadura e vesícula. A gestão está sendo feita pela Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), contratada pelo município para atuar por 3 anos no hospital.
De acordo com a secretária de saúde do município, Rosemary Barros, a iniciativa de implantação das Organizações Sociais já fazia parte do cronograma municipal desde 2013, mas a falta de apoio dificultava o andamento do projeto. Para a secretária, a gestão através das OSs oferece maior liberdade na execução dos serviços de saúde e no atendimento para a população.
“O planejamento das OSs nos hospitais era algo que vinha sendo discutido desde 2013, mas não tínhamos o apoio necessário. A partir de 2015, o nosso principal parceiro para esta iniciativa foi o Governo do Estado, que nos ajudou montar um planejamento melhor e nos acompanhou com todo o suporte para consolidar a implantação deste serviço”, disse a Rosemary. “A gestão direta da rede de assistência possui limitações que para o município são muito prejudiciais e afetam a qualidade do serviço oferecido para a população. Com as OSs a empresa fica encarregada de cumprir as metas determinadas pelo município, sempre prestando conta dos serviços realizados, é muito mais dinâmico e organizado”, acrescentou.
Além da prestação de contas ao município, o trabalho da empresa que está gerindo o hospital é acompanhado por uma equipe de Avaliação e Controle de Gestão composta por auditores do estado e município.
Cirurgias eletivas
No ultimo sábado (30), o Hospital Municipal de Chapadão do Sul realizou as suas primeiras cirurgias por videolaparoscopia, procedimento considerado minimamente invasivo e proporcionando ao paciente um maior conforto e uma recuperação mais rápida. De acordo com a secretária de saúde, com os novos atendimentos, Chapadão do Sul dá um grande passo para se tornar referência em atendimentos contribuindo para a redução de envio de pacientes para outros municípios.
“Temos uma grande expectativa que Chapadão do Sul se torne referencia, é um grande passo. O maior benefício é para a população que agora encontra atendimentos em sua cidade sem precisar se deslocar para outro município. Com esta nova gestão o paciente é acompanhado desde o seu pré-cirurgico, recebendo toda a assistência adequada”, destacou Rosemary.
Além das especialidades em laqueadura e vesícula, outros procedimentos de média complexidade como ortopedia e cirurgia geral passam a fazer parte do cronograma de cirurgias do hospital.