/

?Tuk-tuk, o triciclo asiático agora é aparecidense

2 minutos de leitura

Patrícia com a mãe, Joana D'arc      Aparecida do Taboado (MS) – Bastante comum na Ásia e até em alguns países europeus, o Tuk-tuk também vem ganhando cada vez mais adeptos pelo Brasil. Em Aparecida do Taboado, o triciclo motorizado – e equipado com cabine – chegou ao final do mês passado e já conquistou o aparecidense. Pelas ruas não tem se falado em outra coisa.

      A ideia foi de Joana D’arc Sidrone, que juntou o útil ao agradável. Professora aposentada, seu sonho era ter um trenzinho da alegria e trabalhar com recreação infantil. Como é uma realidade ainda distante da sua, principalmente por questões financeiras, ela decidiu comprar um tuk-tuk e colocar, pelo menos, a ideia de recreação em prática. Foi na filha, a jovem Patrícia Ramos Rosa, que ela encontrou o apoio e a parceria necessária e, juntas, elas vêm fazendo sucesso entre a criançada e os idosos.

      Segundo Joana D’arc, o tuk-tuk veio mesmo para libertá-la da depressão. Há 4 anos aposentada, o tempo que passava ociosa em casa estava lhe causando problemas emocionais, “eu sempre fui muito ativa e adoro crianças. Eu não aguentava mais ficar em casa, sem fazer nada. Agora consegui não só ocupar meu tempo, como também fazer o que eu mais gosto, que é a alegria das crianças. Estou muito feliz com a forma que Aparecida do Taboado recebeu o nosso projeto”, disse ela, que acabou transformando a ideia em uma atividade lucrativa.

Mãe e filha seguem revezando a rotina de passeios

      No entanto, o empreendedorismo ficou por conta da filha, que organiza desde a reserva dos horários até a divisão de tarefas. Isso porque mãe e filha passaram a revezar as corridas, diante da agenda lotada, “graças a Deus”, agradece Patrícia. Segundo ela, a procura tem sido intensa. Mas, não fique achando que pilotar o tuk-tuk é fácil. Pois é preciso, além de prática, bastante força. Com as mãos já formando calos, Patrícia explica que o veículo é bem pesado, principalmente quando é necessário virar ou dar ré com o motor desligado, “é bem cansativo, mas é tão satisfatório. Depois de tantas lutas, de tudo o que passamos, ver nossa ideia dar certo é um prazer muito grande. Só temos que agradecer a Deus e aos aparecidenses”, diz ela, com olhos marejados de lágrimas.

      Patrícia, que tem 3 filhos e estava desempregada vivendo da renda que obtinha com o comércio de pães e roscas caseiras que ela mesma preparava, afirmou com alegria que o sonho está realizado e só tende a crescer; isso porque elas já estudam a compra do 2º veículo.

      Mesmo tendo como objetivo principal a recreação, o tuk-tuk acabou funcionando também como moto-taxi, inclusive legalmente, já que o veículo passa a circular com placas vermelhas. No entanto, a intenção da dupla ‘dinâmica’ é fazer aniversários, eventos públicos e fechar parcerias com o comércio e Prefeitura, principalmente em datas festivas, para atrair o público infantil. As duas pretendem também promover eventos especiais para a criançada, como piqueniques e passeios temáticos, com preços especiais. Aliado a isso, o tuk-tuk continuará funcionando como transporte público com corridas agendadas pelos telefones (67) 99651-7291 ou 98196-6116 (os dois têm Whatsapp). Que tal dar uma voltinha?

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog