A terça-feira (2) amanheceu com mínima de 16°C, mas com céu claro e parcialmente nublado em Aparecida do Taboado. Ao longo do dia, a temperatura pode chegar aos 34°C, com sol forte e baixa umidade relativa do ar, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A umidade relativa do ar deve ficar em torno dos 25%.
O instituto emitiu alerta ontem para a baixa umidade do ar em todo o Mato Grosso do Sul, que pode chegar aos 25% ao longo do dia, principalmente a tarde, quando a névoa seca predomina.
Nesse período, a população deve tomar cuidados com a saúde, priorizando a hidratação do corpo e a umidificação de ambientes, para evitar a desidratação e a incidência maior de doenças respiratórias, além de dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele.
Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20% é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% já é estado de emergência sanitária.
Com a baixa umidade, as mucosas dos olhos, da boca e do nariz ficam ressecadas, favorecendo a atuação de agentes externos, como vírus e bactérias. As principais doenças que se manifestam nesse período são as infecções das vias aéreas, como rinites, sinusites, gripes e asma.