A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) lançou, nesta segunda-feira (10.4), a campanha “Integridade e Ética na Pesquisa”, contra o plágio no meio acadêmico. O evento aconteceu no anfiteatro Central, bloco A, da unidade de Dourados contou com a palestra “Integridade e Ética na Pesquisa: (des) honestidade na autoria científica”, ministrada pelo pesquisador, Marcelo Krokoscz, e atual coordenador do Programa de Iniciação Científica da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap – São Paulo/SP e autor do livro “Outras Palavras Sobre Autoria e Plágio”.
Na ocasião, foi apresentada a vídeo-campanha produzida pela Assessoria de Comunicação Social da Uems. “Se não foi você que escreveu, não é seu!”, encenada pelos acadêmicos do curso de Artes Cênicas da Universidade, unidade de Campo Grande, além do especial jornalístico sobre plágio, disponível na página da Uems.
Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Luciana Ferreira da Silva, a ideia da Campanha teve origem por conta da necessidade de mobilizar a comunidade científica e acadêmica para que se possa continuar a ter liberdade para pesquisar. “A intenção é mobilizar os pesquisadores e todos os alunos, para que realmente entendamos o sentido e qual é a gravidade de não se trabalhar com ética. Há muitos casos em todas as esferas tanto com alunos de graduação como da pós-graduação, no ensino, na pesquisa e na extensão. Então é um assunto que a cada dia precisa ser mais discutido”, ressaltou a pró-reitora.
O evento contou com a presença do reitor da Uems, professor Fábio Edir dos Santos Costa , do vice-reitor, Laércio de Carvalho, além dos pró-reitores e diretores da instituição.
A Campanha é uma realização da Uems, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec), da Assessoria de Comunicação Social, do Comitê de Ética, do curso de Artes Cênicas, com o apoio do Projeto Mídia & Ciência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
Assista aos vts da campanha acessando os links abaixo e também a entrevista sobre plágio na Universidade e no serviço público.
Mais Recente de Blog
As temperaturas variam bastante entre as regiões do Estado. Em Corumbá, os termômetros oscilam entre 25°C
O prefeito José Natan, ao lado do Tenente Ávila, instituiu em 2023, ainda no primeiro mandato,
A partir desta semana, os correntistas podem pedir a portabilidade de crédito via open finance, com
Hemosul atualiza exigências para doação de sangue de pessoas em tratamento com canetas emagrecedoras
Critério passa de seis meses para 14 dias em casos de uso de medicamentos regularizados pela
Os atletas da equipe de futsal de Aparecida do Taboado, contemplados pelo Programa Auxílio-Atleta, entraram em

