Aparecida do Taboado (MS) – A Campanha Nacional de Vacinação encerrou no domingo (30). Dos 79 municípios do Estado, 75 superaram a meta de vacinação de 95%, incluindo Aparecida do Taboado que atingiu 113,89% do público alvo, vacinando 1.386 crianças contra a Pólio e o Sarampo. A meta era vacinar 1.217 crianças.
Em Mato Grosso do Sul foram vacinadas 157.926 crianças contra a Pólio, ou 99,90% do público-alvo, e 157.286 contra o Sarampo, o que equivale a 99,50% de cobertura vacinal. Em relação a Capital, Campo Grande, os índices de cobertura vacinal chegaram a 94,29% (Pólio) e 93,67% (Sarampo).
A meta era vacinar, pelo menos, 150 mil do total de 158 mil crianças de forma homogênea para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados. Dos municípios que atingiram o índice estabelecido, 50 vacinaram 100% das crianças entre 1 ano e 5 anos de idade, entre eles Aparecida do Taboado e Selvíria.
O objetivo da Campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a paralisia infantil nos municípios e evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite. Em 2017, Mato Grosso do Sul conseguiu 88% de cobertura vacinal.
O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite (VOP0) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.
No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 97,96% de vacinação contra o Sarampo e 97,77% contra a Pólio. (Informações Portal do MS)

