Aparecida do Taboado (MS) – A campanha contra o vírus da Influenza começou na segunda-feira (23) apenas para o grupo prioritário, formado por gestantes, crianças de seis meses a cinco anos, puérperas, profissionais de saúde e professores ativos. A vacinação seguirá até o dia 01 de junho para estas pessoas.
De acordo com Mirian Regina do Nascimento, responsável pelo setor municipal de vacinação, no dia 12 de maio acontecerá o ‘Dia D’ da campanha, incluindo as pessoas que compõem o grupo prioritário, população com idade acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas. Já a partir do dia 21 de maio, estará disponível para os demais grupos, “isso porque o Governo fracionou as doses e fez a escalação do público conforme o grau de necessidade”, justificou.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino, para receber a dose da vacina é necessário a apresentação do cartão de vacinação; cartão do SUS e cartão da unidade de atendimento.
O Ministério da Saúde garante que a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.
Estudos comprovam que a vacinação contra gripe é capaz de reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, diminuir de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, reforça o Ministério.
Reações adversas
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

