O Vereador Andrey dos Reis, que em conformidade com as normas regimentais em vigor, em especial, o artigo 173, § 1º, inciso V e § 2º do Regimento Interno, após manifestação do Douto Plenário, apresentou MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Aluno Cabo PM DIEGO SILVA LARANJEIRA SANTOS, pelo “Ato de Bravura” demonstrado durante o salvamento de várias pessoas vítimas de um assalto em andamento, cujos bandidos estavam portando arma de fogo, fato ocorrido no dia 06 de fevereiro de 2017, na Pizzaria PIZZA MAIS, localizada na Avenida São Cristóvão, nesta cidade.
O vereador Justificou “os membros do Poder Legislativo Aparecidense rendem nesta noite, homenagens ao bravo Aluno Cabo PM Diego, lotado no 2º Pelotão da Polícia Militar de Aparecida do Taboado, que de forma destemida, num ato de extrema bravura, resguardou várias pessoas durante um assalto em andamento, sendo que os bandidos eram em maior número e portavam arma de fogo, expondo as vítimas ao risco iminente de sofrer danos corporal e até mesmo morte.
Segundo o histórico da ocorrência, o fato citado ocorreu no dia 05 de fevereiro por volta das 00horas e 20 minutos, na Empresa Pizzaria PIZZA MAIS, com localização na Avenida São Cristóvão, no bairro São Luiz, momento em que 02 indivíduos chegaram e anunciaram o assalto.
Para o triunfo das vítimas, encontrava-se naquele instante, em um estabelecimento comercial denominado de Mundial Lanches, situado defronte a referida Pizzaria, o Aluno Cabo PM Diego, que por estar de folga, desfrutava de momento de lazer juntamente com sua esposa e filha de colo de apenas 10 meses de idade.
No instante em que ouviu os gritos de socorro, entregou a filha para sua esposa, sacou sua arma e sem se preocupar com o fato de estar colocando sua própria vida em risco, foi em direção aos bandidos. Ao visualizar a situação de risco de sua vida e das demais pessoas, gritou “Parado Polícia”, e os bandidos, que já se encontravam na parte interna do estabelecimento, mostravam grande nervosismo e agressividade, sendo que já haviam rendido o proprietário, senhor Fernando Lemos Ramos e sua funcionária senhora Vania Bertachini de Carvalho, ameaçando-os para que entregassem o dinheiro.
Assim que os bandidos ouviram a voz do Policial saiu em disparada levando apenas uma bolsa com alguns pertences da funcionária senhora Vania. Quando já se encontravam a certa distância e deixando de oferecer risco às vítimas, o Aluno CB PM Diego mais uma vez gritou “Parado Polícia”, momento em que um dos bandidos sacou uma arma de cor prata, semelhante a um revolver e apontou para o Policial. Intencionando resguardar sua vida e das demais pessoas, o Policial trocou tiros com os bandidos, que conseguiram fugir.
Graças ao ato de bravura deste Policial, vidas foram preservadas e uma tragédia foi evitada, haja vista que os bandidos poderiam machucar ou fazer reféns ou até mesmo ceifar vidas diante do desespero para conseguir dinheiro. Este Vereador, que tomou ciência do ocorrido, bem como da importância da ação destemida do Policial, não poderia deixar de prestar esta singela homenagem, em reconhecimento a tudo que representou para as vítimas daquele angustioso fato.
Que se dê ciência desta Moção ao homenageado Aluno Cabo PM Diego Silva Laranjeira Santos, ao Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, ao Comando de Policiamento do Interior, ao Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar e ao Comando do 2º Pelotão da Polícia Militar de Aparecida do Taboado, de forma a reiterar o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pelo ato de bravura demonstrado”.


