Aparecida do Taboado (MS) – Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (04), cinco vereadores apresentaram indicações ao Executivo Municipal. Confira:
Fernando Taturana indica reforma/adequação do Centro Comunitário do Jardim Imperial I e II
O Vereador Luís Fernando, popular Taturana, através de indicação apresentada na sessão do dia 11 de março, reivindicou ao Executivo Municipal a reforma/adequação do Centro Comunitário do Jardim Imperial I e II.
Justificando o parlamentar declarou que “com o passar dos anos e o pleno desenvolvimento dos bairros Jardim Imperial e II, bairros antigos de nossa cidade, que estão totalmente habitados, mesmo contando com um local próprio para a realização de eventos, o mesmo está necessitando de melhorias e tem sido alvo de constantes pedidos por parte dos moradores.
O fato é que a população tem nos cobrado a reforma do Centro Comunitário. Sabemos que com a reforma e adequação daquele espaço, que passará a oferecer mais opções de lazer aos moradores, por abrigar os eventos realizados pela comunidade do Jardim Imperial I e II e adjacências, o local será embelezado e seguro para a sua utilização”, falou.
Também de autoria do vereador Taturana foi solicitado ao Executivo, a execução dos serviços de tapa buracos e a limpeza geral no bairro Residencial Tia Chica I e II.
“Estamos fazendo esta reivindicação para atender um grande número de pessoas que tem nos procurado solicitando a execução de serviço desta natureza.
Uma questão, porém, chama a nossa atenção que é a falta de serviços que deveriam ser prestados pela administração pública municipal, haja vista que são benefícios que não dependem somente dos proprietários dos imóveis.
Verificamos que existe a necessidade urgente de limpeza geral do bairro, mais precisamente das laterais das ruas e dos terrenos baldios, onde a vegetação cresceu; o serviço de tapa buracos em alguns pontos também é primordial para que o tráfego ocorra com segurança;
Enfim, são melhorias que carecem de ser executadas o quanto antes, de maneira a devolver melhores condições ao Residencial Tia Chica I e II”, finalizou.
Carlinhos do Lageado solicita a locação de vans para o transporte escolar
O vereador José Carlos da Conceição Santos, popular Carlinhos do Lageado, solicitou ao Executivo, em sessão ordinária realizada no dia 11 de março, estudos no sentido de providenciar a locação de Vans para o transporte escolar do município.
“É de conhecimento desse parlamentar que devido a urgência no atendimento do transporte escolar, a Prefeitura Municipal contratou por meio de licitação a locação de veículos Kombi para realizar os transportes dos alunos municipais.
Uma questão, porém, tem chamado a nossa atenção, é que o modelo contratado não atende as acomodações adequadas aos alunos, e peço que reconsidere a segurança e conforto dos passageiros.
Neste contexto, solicito que após o período emergencial, ao versar sobre a nova contratação de transportes coletivos, decline aos modelos VANS, pois se destacam a atender os padrões de segurança exigidos para o transporte de passageiros, como cintos de segurança em todos os assentos, airbags e sistemas de freios avançados”, justificou o parlamentar.
Patrícia da Saúde quer divulgação do programa “Meu parto, Minha escolha”
A Vereadora Patrícia da Saúde na sessão ordinária do dia 11 de março, apresentou ao Executivo Municipal uma indicação, reivindicando uma maior divulgação do programa “Meu parto, minha escolha”, no Município.
“Como se sabe as gestantes de Aparecida do Taboado estão tendo um acompanhamento especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde e FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), através do programa “Meu parto, minha escolha”.
O programa “Meu parto, minha escolha” garante que as gestantes tenham o direito de escolher o tipo de parto desejado e inclui um trabalho em rede da Atenção Primária e da Atenção Especializada. Neste contexto, as gestantes de Aparecida do Taboado estão tendo um acompanhamento especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde e FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), através do programa “Meu parto, minha escolha”, justificou a parlamentar.
Também de autoria da vereadora Patrícia da Saúde, foi solicitado ao Executivo Municipal a viabilização de transporte escolar para alunos residentes no Residencial Tia Chica I e II, até a Escola Municipal João Chama.
Justificou a parlamentar que “é do conhecimento, que a Escola Municipal João Chama está situada no bairro Jardim Aeroporto e atende alunos do pré-escolar até o 5º ano do ensino fundamental.
Neste contexto entendemos que para os alunos que moram nos bairros mais afastados, a exemplo do bairro Residencial Tia Chica I e II, existe uma distância considerável para chegar até esta escola. O transporte até a escola depende de esforço extra dos pais ou responsáveis para trazer os alunos todos os dias.
Daí a razão de estar solicitando que viabilize transporte escolar para os alunos que residem no Residencial Tia Chica I e II, tendo em vista a distância a ser percorrida todos os dias de aula e o perigo de acidentes no trajeto, tendo em vista o intenso fluxo de veículos pela Avenida da Saudade”, finalizou.
Ainda de autoria da vereadora Patrícia da Saúde, foi solicitada a designação de Agentes Comunitários de Saúde para atender o Residencial Tia Chica I e II.
“Como sabemos os agentes comunitários de saúde funcionam como um importante elo entre a Unidade de Saúde da Família e a comunidade. Em geral estes agentes moram na comunidade em que a USF atende as famílias. Na realidade ele faz parte do time da Saúde da Família.
Assim o agente comunitário de saúde é alguém que se destaca na comunidade pela capacidade de se comunicar com as pessoas. Devido a esse contanto permanente com as famílias é facilitado o trabalho de vigilância e promoção da saúde. Ele também é um elo cultura, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais diferentes: o do saber científico e o do saber popular.
O seu trabalho é feito em domicílios de sua área de abrangência, com várias atribuições específicas.
Em nosso município contamos com vários profissionais da área atuando junto aos bairros, todavia novos loteamentos foram criados, a exemplo do Tia Chica I e II, e tal serviço não vem sendo prestado”, justificou a parlamentar.
Vagner Panela reivindica a implantação da Guarda Municipal
O parlamentar Vagner Panela na sessão ordinária do dia 11 de março, solicitou ao Executivo Municipal a implantação da Guarda Municipal para a realização de ronda em Aparecida do Taboado.
Justificando, o vereador declarou que nunca houve tempo em que a segurança das pessoas estivesse tão ameaçada quanto hoje. A violência praticada em todo o mundo tem provocado medo e insegurança de tal forma, que ninguém mais desfruta de paz e tranquilidade. Com os recentes ataques nas escolas, a situação ficou ainda pior.
Neste contexto, temos verificado que muitos governos municipais têm tido a iniciativa de implantar a guarda municipal, com o objetivo de oferecer segurança à população.
O serviço consiste na realização de rondas, especialmente noturnas da 00 às 06 horas, utilizando-se motocicletas, que tem o custo mais baixo, inclusive com combustível. Mas o ideal é que o serviço seja prestado com veículo mais apropriado até para intimidar mais. Existem municípios vizinhos ao nosso serviço em que o serviço é estendido à população durante todo o dia, que sabe das vantagens oferecidas.
De muitas maneiras os moradores seriam beneficiados. Como se sabe os estudantes do período noturno, que residem nos bairros mais afastados enfrentam o perigo de retornar para seus lares, passando por localidades despovoadas. Os trabalhadores que vão ao trabalho ou deste retornam dentro do horário especificado acima, também enfrentam a mesma situação. Os comerciantes constantemente estão sofrendo roubos, assaltos; da mesma forma, os lares estão ameaçados de arrombamentos seguidos de furtos, afora a questão das ameaças de ataques as escolas. Enfim, torna-se desnecessário enumerar as questões geradas pela violência de modo geral, e de nossa cidade não está isenta de sofrer tais ações” finalizou.
Jucleber Bim pede realização de evento gospel no município
O Vereador Jucleber da Silva Queiroz, popular Bim, na sessão ordinária do dia 11 de março, apresentou indicação ao Executivo Municipal, com cópia à secretaria de Educação, reivindicando a realização de evento musical gospel em Aparecida do Taboado.
“Foi realizado no ano de 2023 em nossa cidade, durante a Festa das Nações, a gravação do DVD “Artistas da nossa terra”. Naquela oportunidade, a população pôde prestigiar os artistas locais, cantando canções clássicas como a música “60 dias apaixonado” e muitas outras. Nestes mesmos moldes, mas voltado para o público gospel, venho solicitar a realização do mesmo evento.
É do conhecimento de todos que uma parcela da população é representada pelos cristãos, que apreciam música no gênero gospel. De modo que seria de grande valia para estes, a gravação de um DVD que contenha as canções que comumente ouvem”, justificou o presidente da Casa Jucleber Bim.