Inocência (MS) – A Câmara Municipal realizou na segunda-feira (6) a primeira sessão ordinária do ano de 2023, e foram realizadas diversas reivindicações ao Prefeito Municipal e ao Governo do Estado, buscando minimizar os problemas enfrentados pela população.
O principal assunto da reunião foi a instalação do Projeto Sucuriú que marca a construção da fábrica Arauco de celulose com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose de fibra curta ao ano. Os investimentos estimados são de US$ 3 bilhões (aproximadamente R$ 15 bilhões) e a previsão é que as obras tenham início em 2025, com início da operação em 2028.
A planta industrial será construída a 50 km de Inocência, na margem esquerda do Rio Sucuriú e próximo à rodovia MS 377. Durante a fase das obras da fábrica, devem ser gerados mais de 12 mil empregos, beneficiando cerca de 20 mil famílias na região. Quando for concluída a obra, o projeto Sucuriú empregará um contingente permanente de 2.350 trabalhadores.
Por meio de indicações os vereadores demonstram preocupação com o acelerado crescimento da população e impactos no setor de saúde, educação, moradia e segurança pública.
Na oportunidade, o Prefeito Toninho da Cofapi que cumpria agenda na Capital do Estado, onde participou de audiência com o Governador Eduardo Riedel, foi representado pelo procurador jurídico do município, Dr. Paulo Faria Pites, portador de uma mensagem de agradecimento aos vereadores que foram parceiros nesses dois primeiros anos de gestão.
“Neste ano as coisas irão acontecer de fato e todos os projetos que estão encaminhados serão entregues, os desafios são enormes e a parceria do Poder Legislativo é imprescindível para conseguirmos fazer com que os serviços públicos e os investimentos possas chegar ao contribuinte e ao cidadão inocenciense”, comentou, Dr. Paulo.
O Presidente da Câmara Municipal, Henrique César, agradeceu a presença dos servidores, secretários municipais e dos representantes de diversos setores da sociedade. Destacou o orgulho e a satisfação em presidir o Poder Legislativo de Inocência pela terceira vez, e segundo ele, além de ser especial, o momento consiste em um grande desafio com a transformação que o município está passando. Afirmou que as conquistas devem ser creditadas a todos que ajudaram a construir a história do município, especialmente ex-vereadores e ex-prefeitos.
Disse que o momento é de união, trabalho e responsabilidade para consolidar o desenvolvimento que trará muitos benefícios para o município. Pediu sabedoria, discernimento e união para garantir que esse momento de transformação de fato possa proporcionar oportunidade de trabalho, aumento da renda e qualidade de vida para toda população.
A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, vereador Jucleber Bim, e teve como novidade a transmissão ao vivo, oportunizando à população o acompanhamento dos trabalhos legislativos realizados pelos membros da Câmara de Vereadores.