Alunos do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado realizaram uma visita técnica na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no último dia 9 de junho. Localizada no rio Paraná entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), é a maior usina hidrelétrica do Estado de São Paulo e a 6ª maior do País, com potência instalada de 3.444MW e 20 unidades geradoras com turbinas.
O professor de Física, Danilo Agostini, de Geografia, Geovaine Souza, e o instrutor do curso Técnico em Segurança do Trabalho Flávio Saletti, explicaram que, por meio da observação de maquetes e de caminhada em torno do maquinário e da sala de comando foi possível compreender a força da água que é transformada em energia elétrica.
“Observamos e sentimos a vibração das turbinas em pleno funcionamento. Sem dúvidas, os alunos tiveram aulas de inúmeras disciplinas na prática, desde utilizar o EPI (Equipamento de Proteção Individual) e, em cada setor ou ambiente, relatávamos a experiência vivida, as modificações do ambiente natural, a preservação do mesmo, a importância da sustentabilidade, entre outros aspectos que enriqueceram o aprendizado dos alunos”, explicou o instrutor Flávio Saletti.
Para a diretora Silvia Watanabe, acompanhar os alunos do Ensino Médio na visita de campo foi gratificante. “Eles vivenciaram na prática aulas de História, Geografia, Matemática, Física, Química, entre outras, assim como normas do curso técnico em Segurança do Trabalho. Foi uma manhã enriquecedora, que sensibiliza os nossos estudantes na incansável busca em preservar nossos recursos naturais”.
Para o professor Geovaine Souza, os alunos tiveram a oportunidade de prestigiar e assimilar pessoalmente um dos itens responsáveis que compõe a matriz energética do Brasil, além de vários fatores correlacionados à história por meio das exposições apresentadas no decorrer da visita no interior da usina.
Já o professor Danilo Agostini contou que, durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção, geração e distribuição de energia elétrica. “É importante salientar que nestes processos estão envolvidos uma gama de princípios físicos que são estudados ao longo do Ensino Médio. É notório que o processo de construção de aprendizado do aluno em aulas práticas e visitas técnicas pode atingir os mais altos níveis cognitivos, conseguindo unir os conceitos teóricos com a prática”.
A aluna do 2º ano, Kariny Keiko Watanabe, elogiou a aula diferente. “Gostei muito da visita de campo que realizamos, além de contribuir para as aulas do curso Técnico em Segurança do Trabalho, oportunizou ampliar nossos conhecimentos em outras áreas, como Física, por exemplo. Realmente, com a teoria e a prática caminhando paralelamente, aprendemos muito mais”.
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