Aparecida do Taboado (MS) – Segundo a Organização Mundial de Saúde, a umidade relativa do ar ideal compreende entre 50 e 80%. Entretanto, em algumas regiões, nessa época do ano, ela tem atingido níveis inferiores a 40% o que traz muitos prejuízos para a saúde de adultos e, principalmente crianças e idosos, que merecem uma atenção especial.
Um dos principais sintomas da baixa umidade do ar é o ressecamento nasal. O nariz tem o importante papel de filtrar, aquecer e umidificar a entrada do ar. Quando o tempo está seco a parede nasal resseca, aumentando o risco de sangramentos, diminuindo a umidade de ar que vai para os pulmões e aumentando a incidência de tosse e o acúmulo de secreções.
Mas o que fazer para evitar maiores complicações nesse tempo seco? O ideal é seguir algumas dicas simples, mas que fornecem grandes resultados. Sabe aquela dica da bacia de água ou da toalha úmida? Então, elas realmente funcionam e devem ser aplicadas ainda mais quando falamos de crianças e idosos. Abaixo algumas ações que podem fazer a diferença nesse período de estiagem:
– Ingerir bastante líquido;
– Utilizar umidificadores, por em média quatro horas antes de dormir, e desligá-lo durante a noite (a névoa que sai do umidificador por aumentar o surgimento de fungos em almofadas, cortinas, lençóis e bichos de pelúcia);
– Lavar o nariz com soro fisiológico de 4 a 6 vezes ao dia;
– Higienizar a casa com pano úmido, evitando o uso de vassouras que espalham o pó;
– Evitar o uso do ar condicionado e, durante a sua utilização, colocar umidificador ou bacia com água no ambiente;
– Evitar exercício físico entre 10h e 17h;
– Cuidado com os olhos, o olho seco fica mais vulnerável a alergias e conjuntivites. Para aliviar a secura dos olhos, utilize colírio tipo lágrima artificial.
A enfermeira do Lar dos Idosos, Diwllya Oliveira, informou que nesse período de estiagem os vozinhos sofrem bastante, mas com os devidos cuidados os sintomas logo são combatidos. Climatizadores nos quartos, inalações para desobstruir as vias nasais e melhorar a respiração, muita ingestão de líquidos, chá com gengibre e vitamina C a cada 15 dias, estes são alguns dos tratamentos preventivos que são realizados no Lar dos Idosos e tem trazido bons resultados para os vozinhos que lá vivem, diminuindo bastante o número de internações por pneumonia.
A Dra. Giovana Furquim de Oliveira, médica do ESF da Vila Pereira disse que é muito importante seguir as dicas nesse período de baixa umidade do ar e observar o surgimento de febre, desidratação e sinais de desconforto respiratório, caso apareça qualquer desses sintomas, procure o ESF. “O tempo seco facilita a proliferação de viroses e pode piorar bastante os problemas respiratórios das crianças e idosos”, finalizou ela.