Os alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado assistiram, na semana passada, a palestra sobre o modelo japonês de organização de trabalho feita por Angelino Monteiro, que trabalhou durante vários anos no Japão. Conforme a professora Luciana Cavalcante, que leciona Geografia na Escola do Sesi, o objetivo da palestra foi estimular os alunos para se dedicarem ao uso das tecnologias e desenvolverem cada vez mais o trabalho com a robótica.
Luciana Cavalcante explica que convidou Angelino Monteiro para que compartilhasse com os estudantes os conhecimentos adquiridos durante o tempo em que esteve no Japão. “Em sala de aula, os alunos falavam muito sobre a robótica e, por isso, procurei estimulá-los para ampliarem seus conhecimentos tecnológicos trazendo uma pessoa que conviveu com o trabalho de robôs quando estava no Japão”, detalhou.
Ela acrescenta que as chamadas formas japonesas de organização da produção e do trabalho passaram a constituir, a partir dos anos 80, motivo de grande interesse por parte de executivos. “Por isso, foi pertinente trabalhar com os estudantes da Escola Sesi de Aparecida do Taboado esse modelo, cujo a forma organizacional está pautada no melhoramento constante dos produtos, a contribuição de ideias e sugestões inovadoras por cada colaborador no processo de fabricação e desenvolvimento”, exemplificou.
Já Angelino Monteiro da Silva, que é professor de Educação Física e instrutor na Academia Corpus, explica que essa foi a primeira palestra em que falou sobre a experiência no Japão. “A ideia surgiu em uma conversa informal na academia, onde a professora Luciana achou o assunto interessante para ser compartilhado com os seus alunos. Ministrar a palestra para as crianças me fez lembrar dos tempos em que dava aulas de Educação Física em escolas”, falou.
O estudante Kayky Damaceno Ribeiro, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, conta que já sabia um pouco sobre a cultura japonesa e sempre a considerou muito interessante. “Tive um pouco de contato com alguns animes que eu já assisti, por exemplo. Sempre é legal aprender um pouco mais sobre uma cultura tão rica e interessante como a japonesa. A palestra focou bastante na história do Japão e sua trajetória na tecnologia, coisas que eu realmente não sabia e gostei de aprender”, declarou.
A estudante Ana Beatriz Mignoli, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, garante que gostou da palestra porque mostrou sobre a tecnologia japonesa e os robôs que eles criam para auxiliar no trabalho dos operários. “A história da moça daqui de Aparecida do Taboado, que criou no Japão uma máquina que lava, seca, passa e dobra, é uma inspiração para a gente porque nos mostrou que temos que ter dedicação para conseguirmos alcançar nossos objetivos”, pontuou.
Mais Recente de Blog
O município de Aparecida do Taboado disponibilizou vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do
Com os preparativos na reta final, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do
Aparecida do Taboado (MS) – Um homem registrou um boletim de ocorrência após ser furtado pela
Aparecida do Taboado (MS) – Na sexta-feira (25) a empresa Plastrela comemorou 45 anos na unidade
Aparecida do Taboado (MS) – Neste sábado (02) é celebrado o Dia dos Finados, data em