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?Alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado têm aula prática de Geografia sobre solo

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Alunos do 6º ano da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado tiveram no dia 05 de setembro uma aula prática de Geografia sobre perfil do solo. Para isso, foram coletadas amostras de diferentes tipos de solo e os alunos foram levados ao laboratório para uma análise dos materiais com a utilização de microscópios ópticos.

Segundo a professora de Geografia, Luciana Barbosa Cavalcante, a aula prática teve como objetivo auxiliar os alunos na compreensão dos diferentes tipos de solo, pois com os materiais coletados sendo observados por um microscópio, foi possível notar as diferentes texturas das amostras, bem como a granulometria e coloração de cada tipo de solo coletado.

“A prática e o contato com o material concreto é fundamental na cristalização do aprendizado. A atividade teve como objetivo sedimentar o aprendizado do aluno, para que ele pudesse compreender os diferentes tipos de solo existentes”, explicou Luciana Barbosa Cavalcante.

Já a diretora Silvia Watanabe destacou a importância de aulas diferencias, que prendem a atenção do aluno. “É gratificante quando o professor faz um elo entre teoria e prática. O aprendizado torna-se significativo diante da experiência vivenciada e compartilhada pelos alunos”, reforçou.

Para a aluna Isabela Lima Gotardo, a experiência foi única, porque incluiu os pais, que a ajudaram na coleta das amostras.  “Foi muito importante, além de ser um trabalho, foi uma experiência para minha mãe e meu pai. Nós fomos na ponte, bem embaixo para coletar amostra e foi muito legal. Precisamos de mais trabalhos assim que estimulam o contato com os pais e a família”, contou.

A aluna Sara Maria Mendes Alves também avaliou a aula como muito interessante. “Eu não saí de casa para coletar porque já tinha as rochas em casa, mas achei muito legal olhar no microscópio”, disse.

Já para Beatriz Lugato Silva a atividade foi ainda mais divertida, porque coletou as amostras durante viagem para Santa Fé do Sul, em São Paulo. “Achei interessante pois tinha vários tipos de rochas e solos. Quando fomos ao laboratório, tinham vários outros tipos de rochas e foi possível aprender mais”, finalizou.

 

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