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Procon de Aparecida do Taboado participa de demanda junto à Superintendência Estadual e debate melhorias nos serviços da Energisa e Caixa Econômica

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      Na manhã de quinta-feira (14), o Procon de Aparecida do Taboado, representado por seu diretor Jary Augusto Silva, participou de uma reunião ampliada, como desdobramento do 12º Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul, juntamente com coordenadores de outros seisProcons municipais. Os representantes dos órgãos de Serviço de Proteção ao Consumidor reuniram-se com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Energisa, na sede da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), em Campo Grande.
      Os representantes da CEF, João Batista Andrade Filho, gerente regional, e Leandro Tanaka, assistente regional, ouviram os pleitos de Aparecida do Taboado, Costa Rica, Chapadão do Sul, Fátima do Sul, Jardim, Itaporã, Paranaíba e Ponta Porã. A reunião foi conduzida pelo coordenador de Atendimento, Orientação e Fiscalização (CAOF), Rodrigo Vaz, e contou com a presença do superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão.
      Segundo Jary Augusto Silva, coordenador do Procon de Aparecida do Taboado, que foi inaugurado no dia 6 de setembro e está iniciando o atendimento nesta semana, o município conta com uma lotérica para atendimento à população, de cerca de 26 mil habitantes, e tem grandes filas nas ruas rotineiramente. O coordenador solicitou a melhoria do atendimento aos consumidores que vão em busca de pagamento de contas e outros serviços.
      Os representantes da CEF se colocaram à disposição para buscar melhorias no atendimento prestado. Segundo João Filho, a CEF realiza acompanhamento dos indicadores de resultados e faz monitoramento do SAC, da ouvidoria e de outros canais na busca pela excelência no atendimento.
      Como deliberação da reunião desta manhã, o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, afirmou que irá reunir informações sobre o atendimento em cada localidade, com registro fotográfico das filas, para encaminhar solicitação formal à instituição bancária quanto à ampliação dos caixas para redução do tempo de espera e melhoria dos serviços prestados.
      A segunda parte da reunião contou com a presença dos representantes da Energisa, o coordenador de Atendimento a Grandes Clientes e Poder Público, Héber Henrique Selvo, e de Rubens Antônio de Oliveira, do relacionamento com os Procons. A reunião com a Energisa contou também com a presença da coordenadora de Gestão de Processos, Patrícia Mara da Silva.
      Os municípios apontam que houve grande impacto com a mudança de data de vencimento de faturas no início do ano. Os consumidores foram notificados e receberam duas faturas no mesmo mês, o que gerou aumento da demanda dos Procons em decorrência de que muitos consumidores foram obrigados a fazer parcelamentos e tiveram outras complicações no pagamento das faturas.
      Marcelo Salomão enfatizou que é importante a humanização no atendimento: “é preciso dar uma resposta de solução ao Procon, pois muitos consumidores enfrentam dificuldades financeiras, mas dependem desse serviço que é essencial.
Com informações de Keila Tormena – Assessoria de Comunicação da  Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)

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