/

?Prefeito avança na proposta e com aval do Sindicato, Câmara aprova reajuste salarial de 4,31% aos servidores

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Com a apresentação de uma terceira proposta de reajuste salarial ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais na última sexta-feira (9), o prefeito Robinho Samara conseguiu desarticular a greve dos servidores, prevista para o início dessa semana. Em reunião com o presidente do Sindicato, Gilson Alves Garcia, na semana passada, Robinho explicou as razões que impediam o Executivo de fornecer o reajuste integral de 6,81% nesse momento e conseguiu convencê-lo a entrar em um acordo. Por sua vez, para aceitar a proposta do prefeito, Gilson sugeriu algumas mudanças no projeto de lei.

      De acordo com ele, foi feita uma alteração no inciso 2 do projeto possibilitando agora prorrogar o pagamento dos índices vinculados para os meses subsequentes caso não haja margem para pagamento no mês de referência, “eu fiz essa sugestão ao prefeito para garantir o direito do servidor. Da forma que estava antes, se não tivesse margem no mês referente o prefeito não seria obrigado a pagar no mês subseqüente. Ele acabou aceitando e foi a maneira que encontramos para entrar num acordo”, explicou.

      O presidente aproveitou a Assembleia dos servidores, na manhã de sábado (10), marcada justamente para votar o indicativo de greve, e reportou o teor da reunião que tivera com o prefeito. Na ocasião, Gilson explicou que, depois da proposta, uma greve seria ilegal e destacou a importância de aceitarem a proposta, que acabou sendo aprovada por unanimidade, posteriormente.

      Com o aumento de 1,96 em cima da primeira proposta (2,95%), o prefeito Robinho Samara chegou ao reajuste de 4,31% retroativo a janeiro e pagará mais 1,25% vinculado ao índice prudencial das folhas de julho e agosto, alcançando os 6,81% propostos desde o começo pelos servidores através de lutas encampadas pelo Sindicato. Segundo Gilson, com esse reajuste, o salário dos professores vai atingir o piso nacional e nenhum outro servidor terá remuneração abaixo do mínimo nacional, “nosso objetivo foi alcançado”, comemorou.

 

Aprovado

      Na manhã de segunda-feira, 12, o prefeito Robinho Samara foi até a Câmara de Vereadores acompanhado do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Gilson Alves, do secretário de Administração, Kaiser Carlos Correa e do procurador jurídico, Éverton Caramuru, para colocar em pauta o projeto lei sobre o reajuste salarial, após acordo firmado com Sindicato e Câmara de Vereadores.

      O projeto foi entregue no gabinete do presidente da Casa de Leis, Alaor Bernardes da Silva Filho (Lolozinho). Já à noite, durante a sessão ordinária, foi apreciado e aprovado por unanimidade de votos, apesar de alguns vereadores terem lamentado todo o impasse até o acordo, “não precisava das coisas terem chegado onde chegaram, mas foi bom porque o Sindicato se fez mais forte. Parabéns a todos que lutaram por seus direitos e não esmoreceram. Contem sempre com o apoio dessa Casa”, enfatizou o vereador Moysés Chama.

 

Luta

      Para alcançar o índice de reajuste de 6,81%, apesar de (ainda) não ter sido de forma integral, o Sindicato promoveu várias reuniões da classe, um ‘apitaço’ no semáforo com faixas e cartazes no dia 19 com direito à manifestação na sessão da Câmara e ainda promoveu uma paralisação, no dia 26 de fevereiro, aderida por 190 servidores com apoio da CUT (Central Única dos Trabalhadores), sendo representada pela secretária geral da entidade, presidente da FETAM/MS e Diretora da CONFETAM/CUT, Dilma Gomes da Silva, e que resultou no fechamento de escolas, creches e unidades de saúde.

      O presidente Gilson ainda destacou que todo o movimento feito pelos servidores na busca pelo reajuste salarial serviu para unir e fortalecer a classe, tornando o Sindicato mais atuante e forte na luta pelos direitos dos servidores,

      Para encerrar, ele acrescentou: “juntos somos fortes. Esse é nosso lema. Foi uma grande conquista de todos nós e eu quero agradecer a todos que participaram e se empenharam nessa luta que, com certeza, não será a última. Eu acho que tudo que conquistamos é fruto da nossa união. Parabéns aos servidores que se mantiveram firmes e atuantes”, finalizou.

  

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog