Aparecida do Taboado (MS) – Como acontece desde 2005, quando foi instituído o prêmio “Mulher Cidadã – Eleonora Camargo Queiroz”, a Câmara Municipal realizou sessão solene para homenagear 3 aparecidenses que tenham contribuído para a defesa dos direitos da mulher ou que tenham atuado de forma destacada em ações tendentes a minimizar as desigualdades sociais da população. A solenidade, que se refere ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu na noite de ontem (19), às 20h30.
Este ano, por indicação do vereador Moysés Chama, as escolhidas foram Maria Aparecida de Souza Vieira, mais conhecida como ‘Fia’, e Fernandina Antônia de Menezes, neta de Antônio Leandro de Menezes, responsável pela doação de terras que deram início ao primeiro povoado de Aparecida do Taboado. Já a homenagem ‘Post-Mortem’ foi entregue à família de Oneida da Silva Lima.
Moysés agradeceu à comissão responsável pela escolha das homenageadas, representada pela presidente Dra. Camila Costa Camargo, por terem atendido sua indicação, “me sinto muito honrado em poder fazer parte desse momento e entregar o título a essas 3 mulheres que muito representam para suas famílias e para nossa sociedade. São símbolos de força, determinação e doação ao próximo. Parabéns”, disse ele, entre outras palavras de carinho.
Representando dona Fernandina, que não pode estar presente devido à idade avançada, afinal ela completou 100 anos no dia 7 de fevereiro, a nora Maria Alves Ferreira agradeceu a homenagem e disse que a família se sente muito grata em vê-la sendo lembrada pela Casa de Leis, “ela é uma mulher honrada, lutadora, de fibra, que nos dá todos os dias exemplos de força e de fé. É nosso orgulho. Muito obrigada a todos vocês por esta honraria”, falou.

Tatiane Siqueira, esposa do vereador Alaor Bernardes, presidente da Câmara, usou a tribuna para parabenizar as homenageadas, destacando suas histórias de perseverança e superação, “em nome do meu marido, eu quero dizer que me sinto representada por vocês, que são símbolos de mulheres guerreiras”, disse ela, parabenizando também as servidoras da Casa de Leis não só pelo Dia Internacional da Mulher, mas por toda dedicação com que exercem diariamente suas funções. E em nome da ex-presidente da Câmara, Sirlei Melo (homenageada no ano passado), que estava presente na cerimônia, Tatiane parabenizou a todas as aparecidenses que buscam seu espaço tendo que enfrentar diferentes barreiras em todos os momentos da vida.
A solenidade foi abrilhantada pela apresentação da dupla Alcélio e Márcia, que cantaram e encantaram a todos. Ao final, os vereadores ofereceram um coquetel às homenageadas, às suas famílias e a todos os presentes.
Homenageadas

Maria Aparecida de Souza Vieira (Fia) é casada com Luis Frederico e mãe de 3 filhos do seu primeiro casamento. Herdou da mãe, dona Dirce Messias, hoje com 68 anos, o dom de ‘cuidar’ do próximo. Quando a mãe ficou adoentada e impossibilitada de continuar cuidar de um jovem especial que ela cuidava desde os 4 anos de idade, Fia continuou a missão. E mais tarde, quando soube de outro rapaz com sérios problemas mentais cuja família procurava ajuda, ela se propôs a cuidar dele e hoje também o tem como filho, apesar das grandes dificuldades que enfrenta para cuidar dos dois. Ela é prova de amor, dedicação e doação ao próximo e por isso foi escolhida para receber o título.

Por sua vez, Fernandina Antonia de Menezes é uma das homenageadas porque sua história de vida é de luta e superação. Casada desde muito jovem, ela enfrentava a vida no campo enquanto o marido saia com suas boiadas por este rincão brasileiro em busca do sustento da família. Mãe de 6 filhos, ela ainda adotou mais 3 e sempre lutou pelo bem estar de todos. Dona Fernandina transformou sua fazendo numa extensão da comunidade e sempre acolheu todos de forma singular e materna, oferecendo ajuda ou oportunidade de trabalho. As pessoas que passaram pela casa dela sempre encontraram solidariedade, abrigo e comigo.

Já Oneida da Silva Lima, falecida aos 69 anos de idade, foi presidente do Apostolado da Oração por diversas vezes, fazia parte do movimento da Igreja Católica, buscando a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Dedicou sua vida à família e à causa dos mais necessitados, especialmente os doentes, fazendo visitas para levar palavras de conforto e doações.



