O Partido Republicano Brasileiro (PRB) informou nesta segunda-feira, 11 de setembro, ter aberto processo interno para expulsar o senador Pedro Chaves da legenda. A atitude do partido está sendo tomada um dia após o parlamentar declarar apoio à reeleição do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), por meio de postagem em uma rede social da internet. O PRB apoia Odilon de Oliveira (PDT) a governador.
Em nota à imprensa, o partido justifica que rompeu aliança de quatro anos com Reinaldo Azambuja por influência de Chaves. Porém, mais tarde, o próprio parlamentar se desentendeu com o grupo de Odilon, desistiu da reeleição para senador, e agora declarou apoio a Azambuja. Tudo, segundo a legenda, sem consultar ninguém no PRB.
“Há anos estávamos em uma aliança com o Reinaldo Azambuja, porém, para garantir uma vaga para reeleição do Senador Pedro Chaves mudamos de lado sem hesitar! Agora o senador muda de lado sem nos dar uma satisfação, mostrando que ele ainda faz o jogo da velha política. Agora o bolso está cheio das 30 moedas, mas o caráter vazio! Covarde, o adjetivo que o Juiz Odilon usou para te definir nunca fez tanto sentido! PRB é Juiz Odilon, PRB não é lugar para covardes. Você será expulso”, disse o presidente do PRB Wilton Acosta.
Conforme a nota da legenda, a pedido do então senador Pedro Chaves, filiado ao PRB, a direção nacional orientou o PRB de MS a se coligar com o juiz Odilon Oliveira, PDT. Tal ato desfez as tratativas que vinham sendo encaminhadas com o PSDB estadual. “Passados alguns dias o senador Pedro Chaves, sem consultar ninguém do partido, desistiu de disputar uma das vagas ao senado. Agora, novamente de forma solitária, anuncia apoio a um candidato que não é o candidato coligado com o PRB”, diz a legenda.
A nota é dura em relação a Pedro Chaves. “O PRB ao contrário do senador Pedro Chaves tem palavra, coerência e compromisso com a palavra dada. O ato do unilateral do senador Pedro Chaves vai nos impor a abertura de procedimento interno que pode culminar com sua expulsão do partido.”
Mais adiante, o PRB cita que Pedro Chaves, com sua idade e experiência, precisa aprender que na política (como na vida privada) nossa palavra precisa ser certa e convicta, como bem disse o apóstolo Paulo: SIM, SIM, NÃO, NÃO.
O PRB encerra a nota informando que mantém seu compromisso com o candidato a governador Odilon de Oliveira.
Outro lado – O Diário Digital já entrou em contato com a assessoria de Pedro Chaves e aguarda retorno.

