/

?Rotary lembrou Dia Mundial de Combate à Pólio

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – O Rotary Club promoveu nesta quarta-feira, dia 24, um ato de conscientização no semáforo central, entre as Avenidas Presidente Vargas e Orlando Mascarenhas Pereira, para atentar sobre o Dia Mundial de Combate à Pólio, comemorado na mesma data.

      Durante o movimento, que aconteceu em várias partes do mundo, o grupo aproveitou para arrecadar fundos em prol da Fundação Rotária, que desenvolve o maior projeto mundial de combate à Poliomielite e é responsável por 99,9% da erradicação da doença no planeta.

       A manifestação começou às 17h30 e os membros da família rotária usaram a camiseta alusiva à campanha mundial, além de faixas e cartazes versando sobre a importância da prevenção à doença e da doação à Fundação Rotária para fortalecer o projeto e atingir os 100%.

       O ‘cartão de vacina’ para doação tem o valor de R$ 2,50 cada um e ainda pode ser adquirido com qualquer integrante do Rotary Club, Interact, Rotaract e senhoras da Casa da Amizade. Participe doando!

 

Campanha

      Junto com parceiros, o Rotary Club conseguiu reduzir os casos da Pólio em 99,9% no mundo desde o primeiro projeto implementado nas Filipinas para vacinar crianças, em 1979. Falta muito pouco para erradicar a poliomielite e o Rotary Club conta com a ajuda da comunidade onde os clubes de serviços atuam.

      Os rotarianos ajudaram a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a Pólio em 122 países. A vacina, que custa apenas US$ 0,60, protege as crianças contra a doença pela vida toda. Saiba mais em www.endpolio.org/pt.

 

OMS

      No Dia Mundial da Pólio, lembrado ontem (24), a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou o avanço no combate à doença, também conhecida como paralisia infantil. Em 1988, a poliomielite era endêmica em 125 países, contra apenas três em 2018: Nigéria, Paquistão e Afeganistão. “Erradicar a pólio será uma das maiores conquistas da história da humanidade”, destacou a entidade, por meio de sua conta na rede social Twitter.

      De acordo com a OMS, se não fossem os esforços para acabar com a doença, mais de 17 milhões de pessoas que hoje podem caminhar teriam os membros paralisados por uma infecção pelo vírus. “Não podemos parar agora, vamos terminar o trabalho”, cobrou a entidade. “Não existe cura para a pólio, mas as vacinas podem proteger uma criação por toda a vida.”

 

A doença

      De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog