
Aparecida do Taboado (MS) – O Dia de Finados, celebrado nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, se trata de um feriado religioso criado pela Igreja Católica e dedicado a orações e homenagens aos que já se foram para o plano espiritual.
A data, no entanto, mexe com a economia local e movimenta o comércio, principalmente de flores e velas. Segundo Sônia Martinez, proprietária do Lojão dos 9, no Centro da cidade, a venda de flores começou logo após o Dia das Crianças, mas tem sido intensificada nesta última semana, “nós teremos um aumento de 20 a 30% em relação ao ano passado se continuar assim”, disse ela, explicando que flores artificiais avulsas tem sido a preferência dos clientes.
Outra curiosidade destacada por Sônia é que este ano as famílias estão optando por flores de melhor qualidade, “estão buscando as mais bonitas, nos vasos e preferindo as mais caras, por incrível que pareça”, conta ela, que vai aproveitar o feriado para vender mais, “vamos abrir até o meio dia na sexta-feira”, garantiu.

Já no estabelecimento da Meire Elen Cardoso, dona da loja Econômica, também no Centro, a procura costuma ser maior nos dias que antecedem a data, “a maioria das pessoas deixam pra última hora e tem gente que opta pelo sábado, não gosta da movimentação do feriado e vai no dia seguinte. Aqui tem muita gente que faz isso”, contou ela. Para atender a demanda, Meire já enfeitou toda a loja e colocou as peças mais bonitas em exposição até do lado de fora.
No feriado de sexta-feira, como de costume na cidade, vendedores ambulantes tomam conta de parte do estacionamento do Cemitério Municipal e montam barracas para comercializar pastel, espeto, salgados, sorvete, flores, velas, entre outras coisas. Mais de 5 mil pessoas costumam passar pelo local durante o dia.
Religioso
Sobretudo, a data religiosa tem o objetivo de dedicar orações e homenagens aquelas pessoas que já deixaram o plano terrestre. Assim sendo, a Igreja Católica recebe os fieis no Cemitério Municipal para a celebrações da Santa Missa em dois horários, que neste ano serão às 7h30 da manhã e às 19hs (horário de Brasília), período em que o local ficará aberto para visitação.



