Aparecida do Taboado (MS) – Uma blitz promovida pela coordenadora de Educação no Trânsito, Claudete Alves de Souza, na manhã desta sexta-feira (22), no cruzamento das Avenidas Presidente Vargas e Orlando Mascarenhas Pereira, atentou os aparecidenses para os perigos do trânsito e o número de mortes ocasionado por acidentes no município.
Claudete, que é credenciada ‘Observador Certificado’ pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), passa a atuar de forma ainda mais eficiente na busca por um trânsito seguro e humanizado, e deverá promover várias ações de conscientização ao longo desse ano.
“Como Observadora Certificado, posso dizer que 99% dos acidentes são causados por falha humana”, frisou. Sendo assim, durante a blitz, ela entregou folders sobre o ONSV, adesivou carros com símbolos de práticas não permitidas no trânsito (como falar ao celular por exemplo) e orientou motoristas a utilizarem o cinto de segurança, a não transportar criança no banco da frente e nem sem cadeirinhas, não usar celular enquanto dirige, utilizar de modo correto o capacete e não andar de motocicleta usando chinelos.
A ação também contou com a participação da pedagoga Jéssica Fassa, lotada na unidade do Detran local, e da servidora Sônia Forni, cedida pela Secretaria de Educação.
De acordo com levantamento feito pelo 15º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Aparecida do Taboado registrou 83 vítimas de acidentes nos primeiros 4 meses do ano passado, totalizando 5 mortes em abril, quando foram registrados 29 acidentes, o maior índice de 2018.