/

?Projeto científico da Escola do Sesi projeta Aparecida do Taboado para o Brasil, diz vereador

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Projeto premiado e selecionado para diversos eventos científicos Brasil afora, os tubetes biodegradáveis desenvolvidos pelos alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado recebeu, nesta segunda-feira (2), uma moção de congratulação da Câmara de Vereadores do município. A homenagem foi proposta pelo vereador José Natan de Paula Dias e aprovada por unanimidade entre os demais parlamentares.

      José Natan justificou a iniciativa ao falar da relevância do projeto no momento em que se faz necessário preservar o meio ambiente. A moção foi entregue aos alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, que desenvolveram o tubete: Paulo Eduardo Santos Souza e Gabriel Felipe Moreira Pavão, além do professor que orientou o projeto, Vinicius Agostini Machado.

      “Agradeço a todos os presentes e minha família. Tem que ter dedicação, motivação e garra, se não fosse o professor e a diretora não teríamos conseguido ir adiante”, agradeceu o estudante Gabriel Felipe Moreira Pavão. Paulo Eduardo Santos Souza também agradeceu o reconhecimento do vereador e disse que a sensação de ser homenageado pela Câmara é “indescritível”. “Agradeço a Escola do Sesi pela oportunidade em participar da Iniciação Científica e ao professor pela amizade e apoio”, completou.

      O professor Vinícius Machado destacou que a homenagem é resultado do trabalho de estímulo à pesquisa científica, uma diretriz da rede de ensino do Sesi. “É uma satisfação muito grande poder compartilhar deste momento e me sinto honrado em instruir nossos alunos neste projeto, agradeço a eles por tanta dedicação, pois os méritos são deles”, pontuou.

      O vereador José Natan ressaltou que a ideia, além de sustentável, tem projetado o nome de Aparecida de Taboado para outras regiões do País. “Esses alunos estão representando nosso município em nível de Estado e de Brasil. Tenho acompanhado o esforço desses meninos para seguir a caminhada em busca de conquistas pessoais e acadêmicas. Essa proposição de moção foi pelo reconhecimento do trabalho e esperamos que eles continuem esse trabalho científico”, disse o parlamentar.

 

Tubete biodegradável

      Os alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado desenvolveram um tubete biodegradável confeccionado a partir de celulose reciclada associada a substratos orgânicos, representando uma alternativa sustentável aos modelos convencionais utilizados por pequenos produtores rurais na confecção de mudas, atualmente fabricados com o mesmo plástico das garrafas PET.

      A substituição por um material biodegradável como a celulose, matéria-prima amplamente disponível em Mato Grosso do Sul em razão das florestas de eucalipto, tem o poder de contribuir amplamente para minimizar o descarte de resíduos plásticos nos ecossistemas.

      O projeto já foi destaque em quatro eventos renomados: neste ano, na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), promovida pela USP (Universidade de São Paulo), considerada o maior evento científico estudantil do país; a Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); e, no ano passado, o trabalho também foi premiado na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília; e na Fecitel (Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas), do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

      No projeto de iniciação científica das escolas do Sesi, desde o Ensino Fundamental os alunos têm contato com projetos de pesquisa que muitos só irão ter acesso na faculdade e olhe lá. Os jovens desenvolvem trabalhos em diversas áreas do conhecimento, sempre com a orientação de um professor, podendo contar, ainda, com auxílio de docentes de instituições de ensino superior parceiras do Sesi.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog