Aparecida do Taboado (MS) – Comemorado anualmente no dia 28 de outubro, o dia do Servidor Público tem o objetivo de relembrar a importância da classe que além da manutenção administrativa também presta serviços à população.
A data de comemoração surgiu após Getúlio Vargas, presidente da república na época, criar o Conselho Federal do Serviço Público em 1936. Anos depois, em 1939, Vargas lançou o Decreto-Lei nº 1713, que dispõe sobre os direitos e deveres dos que prestam serviços públicos.
Desde então, várias mudanças ocorreram e entre as principais está o fim do ingresso no serviço público por “apadrinhamento” após a Constituição de 1988.
Para reafirmar a importância da data, o Costa Leste News conversou com dois presidentes de sindicatos de servidores públicos em Aparecida do Taboado. Ronilson Machado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SIMTED), disse à nossa reportagem que a data é motivo de muita comemoração, pois “o serviço público tem a função de conduzir as instituições tanto da Prefeitura, quanto do Estado e União”.
Segundo o presidente, os servidores passam por um momento delicado, pois os governantes colocam a população contra o servidor público, “a imagem que eles passam é que o servidor público trabalha pouco e ganha bem, não produz, com objetivo de colocar a opinião pública do lado deles e conseguir apoio para as reformas que querem fazer como a reforma trabalhista, que aconteceu em 2017 e retirou direitos que foram obtidos através de décadas de lutas”, explica Ronilson.
Ele ainda completa dizendo que vê o servidor público como peça fundamental das instituições, pois segundo o presidente do SIMTED, “nós temos em nossas mãos, principalmente na área da Educação, o futuro de uma nação”.
Já o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, Zezé do Raio X, parabenizou os funcionários públicos que “lutam pelo município”. Segundo o sindicalista, o servidor, muitas vezes, é citado em palanques e reuniões eleitorais como “a mola mestra do município”, entretanto, são esquecidos e desvalorizados por gestores que não dão valor à categoria.
“Para nós é uma honra representar o município que nos deu a oportunidade de constituir nossas famílias e criar nossos filhos e netos. Lutaremos sempre por um município melhor para todos. Por isso, somos incansáveis no trabalho por nossa cidade. Vamos à luta!”, finalizou Zezé.
Em comemoração a data, o SIMTED já realizou a entrega de brindes para homenagear seus quase 400 associados. Cada sindicalista receberam em agosto carteiras femininas e masculinas e duas máscaras personalizadas.
O Sindicato dos Servidores Municipal irá realizar uma live no dia 31 (sábado) a partir das 20:00 e contará com shows e sorteio de brindes.