Uma nova morte e mais 88 casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. É o que mostra o boletim epidemiológico divulgado neste início de semana pela Secretaria de Estado de Saúde.
O falecimento é de uma mulher de 56 anos do município de Bonito. Ela veio a óbito na última sexta-feira (5).
Desde o início da epidemia, são 376.959 contaminações confirmadas e 9.654 mortes em decorrência da Sars-CoV-2.
A taxa de contágio está em 0,84. Isso significa que um grupo de 100 pessoas contamina, em média, outras 84. De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, o índice ainda não é o ideal, que seria abaixo de 0,5.
A boa notícia é que Mato Grosso do Sul se mantém entre os estados líderes em imunização. Receberam pelo menos uma dose, 78,12%. Estão com o esquema vacinal completo, 65,84%.
Considerando apenas a população adulta, os índices são de 96,18% (1ª dose ou única) e 94,25% (2ª ou única).
Outra notícia importante é que mais da metade da população de Mato Grosso do Sul com 60 anos ou mais já tomou a dose de reforço.
Ainda na live apresentada nesta segunda-feira (8), Crhistinne Maymone reforçou a importância das pessoas com suspeita (sintomas gripais) ou que tiveram contato com pessoas contaminadas fazerem os testes. “Os municípios têm testes sobrando”, disse.
Ela afirmou ainda que é preciso manter as medidas de prevenção. “Devemos continuar com a máscara, vigilantes. Precisamos ter essa maturidade nesse momento”, finalizou.