/

28 de julho, dia mundial de luta contra as hepatites virais

1 min de leitura

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: Cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Cada tipo de hepatite é transmitida de uma forma, sendo as mais comuns por relações sexuais sem proteção e através de água e alimentos contaminados.

O maior problema das hepatites virais, é que os sintomas costumam ser bem silenciosos, muitas vezes passando despercebidos até que surja uma complicação da doença. Por isso é importante consultar seu médico e realizar exames. O diagnóstico precoce é o primeiro passo, faça o teste.

A melhor forma de prevenção é a vacina, disponível na rede SUS. Após o contágio, a maioria dos casos de hepatite tem cura. Em Aparecida do Taboado as vacinas contra as hepatites A e B estão disponíveis em todas as ESF´s: Central, Jardim do Lago, Pereira, São Jerônimo, Jardim das Flores e Vila Barbosa, de forma gratuita.

Lembre-se de levar CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog