//

Momento Atend Já: Dra. Fernanda Schmitz fala sobre a importância da campanha Outubro Rosa

4 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Segundo o site do Ministério da Saúde, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer no Brasil e por esse motivo, a conscientização sobre a doença é tão importante.

Com essa finalidade, foi criado o “Outubro Rosa” no início da década de 1990, que tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e recentemente também aborda o câncer de colo do útero.

No segundo vídeo da série “Momento Atend Já”, o Costa Leste News conversou com a médica Fernanda Leite Rodrigues Schmitz que possui especialização em ginecologia e obstetrícia sobre a importância da campanha e também do diagnóstico precoce. Confira:

-Com qual frequência a mulher deve se consultar com um médico ginecologista e a partir de qual idade?

Sempre as mães ou os pais tem dúvida sobre quando levar a filha no ginecologista. Geralmente, a gente atende após a idade da pediatria ou quando a menina já tem a primeira menstruação. Mas na verdade a gente pode fazer esse atendimento a qualquer momento, porque às vezes a criança tem alguma alteração, ela passa pelo pediatra e o médico acaba pedindo uma avaliação ginecológica, então não existe uma idade especifica para você levar sua filha.

Em relação as mulheres, existem alguns protocolos que hoje em dia a gente sabe que pelo início da vida sexual mais precoce, a gente não segue tanto o protocolo. Então, menstruou, já iniciou uma vida sexual, a mulher precisa já passar por um ginecologista. Existem exames que devem ser feitos anualmente e essa rotina tem que ser seguida para prevenir doenças mais sérias.

-Qual a importância do autoexame e quando a mulher deve começar a realizar?

Se a gente for ler em alguns lugares, existe a recomendação de que a mulher comece a realizar o autoexame a partir dos 20 anos, mas eu acho importante as adolescentes que já tem uma mama começarem a aprender a fazer o auto exame. O autoexame deve ser feito preferencialmente na primeira semana após a menstruação para as mulheres que tem o ciclo menstrual.

Aquelas que estão na menopausa podem escolher uma data mensal para fazer. Existem as maneiras corretas de fazer, podendo fazer no banho ou deitada. É importante palpar a região das axilas para ver se existe alguma nodulação, para ir conhecendo sua mama, porque o dia que você encontrar uma alteração, você vai que algo está diferente, então essa é a importância do autoexame.

-Além do autoexame, existe a mamografia. Com quantos anos a mulher deve começar a realizar este exame?
Em relação a mamografia, o Ministério da Saúde e o INCA que existem uma idade preconizada dos 50 aos 69 anos, pode ser feito a cada dois anos. Mas a Sociedade da Mastologia, preconiza que você pode começar a partir dos 40 anos a fazer o exame de mamografia.

Esse exame pode ser feito antes? Pode, para pacientes que tem histórico na família de câncer de mama, ele pode ser feito a partir dos 35 anos, ou em qualquer outra idade desde que seja solicitado pelo médico.

Pode fazer o exame anualmente? Pode, vai depender da sua indicação e de como está os seus exames, porque se seu exame tem alguma alteração, a sua rotina pode ser alterada.

Algumas mulheres também tem duvida se a mamografia é um exame doloroso e para algumas mulheres, o exame pode ser doloroso. Mas é preciso ter consciência que esse exame é muito importante e que ao sair do exame, logo a mama vai melhorar.
Muitas pedem para que seja feito só o ultrassom, ou falam que tem a prótese de silicone e não podem fazer mamografia, e pode fazer sim. É só explicar para o técnico que vai realizar seu exame, irá realizar com cuidado, então não tem risco. A não ser que existe uma contraindicação do médico.

-O câncer de mama apresenta sintomas?

É muito difícil apresentar um sintoma de início, por isso existem os exames preventivos. Em relação ao autoexame, para você identificar lesões muito pequenas, é muito difícil, mas não deve ser substituído, caso você encontre algo, deve procurar seu médico.

Mas não é possível realizar apenas o autoexame, porque você só vai conseguir palpar lesões um pouco maiores.

Em relação aos sintomas, a gente encontra sintomas em casos mais avançados, quando a paciente já tem uma nodulação, tem nódulos que causam alguma lesão mais externa.

-Existem maneiras de prevenir o câncer de mama?

Existem estudos que apontam que o câncer pode ser prevenido com algumas mudanças na sua rotina, como a questão de diminuir a ingestão de álcool, a ingestão de gordura, ter uma rotina de exercício físico e isso entra até como fatores protetores.

A gente não pode esquecer que existem os cânceres que tem uma origem genética. Entrando nessa questão, existem exames para detectar câncer hereditário, mas eles não são acessíveis para todas as pacientes.

-Além do câncer de mama, existem outros tipos de câncer que acometem somente as mulheres? 
Escolha um mês do ano para fazer seus exames. Um exame super importante é o Papanicolau, o exame preventivo.

Como eu disse existe uma idade para ele ser iniciado, mas se essa mulher já tem uma vida sexual, ele é um exame muito importante e deve ser realizado anualmente.

Em relação ao câncer de colo de útero, existe bastante incidência, e quando descoberto no início tem mais chances de ter sucesso no tratamento.

Só lembrando que esses exames que eu falei para vocês são todos disponíveis pelo SUS.

Momento Atend Já

Para acompanhar a série de vídeos quinzenais publicados nesta série, siga o perfil do Costa Leste News no Instagram @costalestenews e também da Clínica Atend Já, @atendja.ap.dotaboado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog