Na tarde de segunda-feira (16), a Energisa emitiu uma nota à imprensa e se se colocou à disposição das autoridades para contribuir na apuração das causas do acidente que ocasionou a morte de um casal nesta segunda-feira (16) em Aparecida do Taboado-MS. O acidente fatal aconteceu após o contato das vítimas com uma cerca que estava energizada, após o rompimento de um cabo de energia, na zona rural do município.
No momento do acidente, o casal auxiliava no controle de um incêndio que atingiu a vegetação em um sítio. Segundo testemunhas, o homem de 36 anos tentou passar pela cerca quando recebeu a descarga elétrica. Neste momento, a mulher de 32 anos, tentou ajudá-lo e também acabou sendo atingida.
Ainda segundo informações, próximo ao cabo rompido havia uma plantação de eucalipto e uma das árvores estava caída no chão, o que pode ter ocasionado o rompimento do fio.
Confira a nota na íntegra:
A Energisa se coloca à disposição das autoridades para contribuir na apuração das causas do acidente. A concessionária reforça a importância de um profissional habilitado para a atuação do serviço de poda de árvores com o uso indispensável dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). E reforça que, em casos onde haja proximidade ou contato com a rede elétrica, não faça a poda da árvore, entre em contato com a Energisa.
Galhos de árvores próximos à rede elétrica podem provocar interrupção do fornecimento de energia e acidentes. Quando existe vegetação imprópria sob a rede, os galhos em contato com a rede elétrica podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico.
A empresa segue com os alertas sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica e pede que a população evite qualquer contato, acionando seus canais de atendimento pelo 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou whatsapp (Gisa): 99980-0698.
Orientações de segurança
-Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;
-Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;
-Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.
-Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;
-Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos entre em contato com a Energisa;
-Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.