Aparecida do Taboado (MS) – A Praça Matriz foi palco, no último domingo (18), da apresentação do espetáculo “Brasil”, inspirado no poema homônimo de Oswald de Andrade. A encenação é resultado da Oficina de Iniciação Teatral, projeto aprovado por meio do edital da Lei Aldir Blanc de 2024.
Conduzido pelo ator e diretor Giulliano Stucchi, o projeto integrou as ações culturais contempladas pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) lançados em meados de 2024. Voltada a crianças e adolescentes, a oficina reuniu 20 participantes que, ao longo de dois meses, participaram de ensaios e atividades práticas ligadas ao universo do teatro.
Os encontros foram realizados na Escola Municipal João Alves Lara, sempre aos sábados. Durante o período da manhã, o grupo ensaiava as cenas do espetáculo; à tarde, os participantes se dedicavam à confecção dos figurinos, produzidos com materiais recicláveis como sacos de lixo, todos confeccionados pelas próprias crianças.
Com carga horária total de 30 horas, a oficina proporcionou aos alunos uma imersão completa no processo criativo teatral, incluindo leitura e interpretação de texto, roteiro, projeção vocal, expressão corporal, desinibição, trabalho em grupo e produção de figurino.
O grupo foi composto por participantes com idades entre 6 e 18 anos, o que favoreceu um ambiente de aprendizado colaborativo e troca de experiências entre faixas etárias distintas.
Com foco na formação do povo brasileiro, representado por portugueses, indígenas e negros, o espetáculo utilizou maquiagem e figurinos que chamaram a atenção do público pela criatividade e riqueza de detalhes.
Para quem não pôde acompanhar a apresentação na Praça Matriz, uma nova exibição do espetáculo está prevista para o próximo dia 30 de maio, durante a Feira do Produtor.


