Agência dos Correios de Aparecida do Taboado oferecerá atendimento presencial para beneficiários do INSS contestarem descontos

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Agência dos Correios de Aparecida do Taboado passa a oferecer atendimento presencial para beneficiários do INSS/ Foto: Reprodução Google
Agência dos Correios de Aparecida do Taboado passa a oferecer atendimento presencial para beneficiários do INSS/ Foto: Reprodução Google

Aparecida do Taboado (MS) – A partir da próxima sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios. A agência dos Correios de Aparecida do Taboado está entre as unidades participantes.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais.

Quem pode buscar o atendimento

O serviço é voltado, principalmente, a beneficiários que possuem limitações no uso da internet ou telefone. No entanto, o atendimento preferencial continua sendo feito pelos canais digitais oficiais: aplicativo Meu INSS, site do INSS e a Central 135. Caso a consulta já tenha sido realizada por um desses meios, não é necessário comparecer a uma agência.

Documentos necessários

Para o atendimento presencial, o beneficiário precisa apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Não é necessário levar contracheques, extratos ou comprovantes de inscrição.

Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal poderá ser atendido mediante apresentação de procuração autenticada. Neste caso, o atendimento será limitado à consulta, sem possibilidade de alteração cadastral.

Como funciona o atendimento

O atendimento será realizado por meio de uma plataforma própria dos Correios, que opera de forma independente da base de dados do INSS, garantindo a segurança das informações. As equipes foram treinadas especialmente para esse serviço, que será gratuito, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de fila ou guichês preferenciais.

Nas agências habilitadas, será possível:

  • Consultar se há descontos no benefício

  • Requerer a contestação de descontos não autorizados

  • Confirmar autorizações já existentes

  • Acompanhar o resultado da contestação (disponível em até 15 dias úteis)

  • Verificar a documentação apresentada pelas associações

  • Imprimir o protocolo do atendimento, com orientações de acesso pelo 135 e Meu INSS

Atendimento contínuo

O atendimento presencial nos Correios será contínuo, sem data limite para solicitar ressarcimento. Não é necessário comparecer logo nos primeiros dias, pois todos serão atendidos com tranquilidade.

Populações em áreas remotas

O Governo Federal informou que está organizando ações itinerantes e de busca ativa para levar o atendimento até comunidades mais distantes. O objetivo é garantir que ninguém fique de fora da iniciativa.

Atenção a tentativas de golpe

A Previdência alerta que nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a visitar residências. Caso alguém se identifique como representante desses órgãos e tente atendimento domiciliar, trata-se de golpe. O atendimento ocorre exclusivamente pelos canais oficiais:

  • Aplicativo Meu INSS

  • Site do INSS

  • Central 135

  • A partir de 30 de maio, nas agências dos Correios

 Acesse o link com a lista completa de unidades participantes.

Confira a matéria original 

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