Aparecida do Taboado (MS) – Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (26), os vereadores fizeram indicações ao Executivo e Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos. Confira:
Patricia da Saúde propõe mudanças importantes na mobilidade e na saúde pública: mão única na Rua Pará e farmácia municipal com horário estendido

Na sessão do dia 26 de maio de 2025, a vereadora Patricia Maria dos Santos, conhecida como Patricia da Saúde, apresentou duas indicações estratégicas ao Executivo Municipal, buscando soluções práticas para problemas que afetam diretamente o dia a dia da população: o trânsito urbano e o acesso aos medicamentos.
A Indicação nº 234/2025 solicita a implantação do sistema de mão única de direção na Rua Pará, em toda a sua extensão. A proposta visa melhorar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. “A Rua Pará tem enfrentado problemas constantes de tráfego e riscos de colisões. A mão única traria mais organização e fluidez para esta importante via da cidade”, justificou a parlamentar.
Já por meio da Indicação nº 235/2025, Patricia propõe a extensão do horário de funcionamento da Farmácia Municipal “Maria Cristina Saco” até as 20 horas. Atualmente, o funcionamento limitado tem sido um obstáculo para muitos cidadãos que trabalham em horário comercial e encontram dificuldades para retirar medicamentos essenciais.
As duas indicações reforçam o compromisso da vereadora com soluções concretas para a qualidade de vida da população, tanto na mobilidade urbana quanto na área da saúde — setores que impactam diretamente o cotidiano dos munícipes.
Ber Galter propõe instalação de sinalização por metragem na pista de caminhada do Espaço “DÊ”

Com foco na saúde, bem-estar e incentivo à prática esportiva com qualidade, o vereador Heberson Galter Custódio, o Ber Galter, apresentou a Indicação nº 233/2025, sugerindo ao Executivo Municipal a implantação de sinalização indicativa de metragem ao longo da pista de caminhada e corrida do Espaço de Saúde, Esporte e Lazer “Aparecido Pimenta de Queiroz – DÊ”.
A medida visa beneficiar diretamente os frequentadores do local, permitindo que tenham controle mais preciso de suas atividades físicas, como distância percorrida e desempenho durante os treinos.
“Essa sinalização é um recurso simples, mas de grande utilidade para quem utiliza a pista. Ela contribui para que os praticantes de caminhada e corrida possam acompanhar sua evolução física e estabelecer metas mais claras de treino”, explicou Ber Galter.
O Espaço de Saúde, Esporte e Lazer “Aparecido Pimenta de Queiroz – DÊ”, é um dos locais mais frequentados por atletas amadores, famílias e cidadãos que buscam manter uma rotina de exercícios. A ausência de marcações de metragem tem sido apontada por usuários como um obstáculo à mensuração adequada das atividades físicas.
Claudia Padim apresenta indicações que reforçam segurança, mobilidade urbana e cuidados com vias públicas

Atenta às necessidades da população e aos desafios urbanos do município, a vereadora Cláudia Padim Dias Oliveira protocolou, durante sessão legislativa, três indicações importantes voltadas à segurança pública, mobilidade urbana e manutenção viária em Aparecida do Taboado.
Por meio da Indicação nº 230/2025, a vereadora solicita ao Prefeito Municipal a instalação de câmeras de monitoramento no Módulo Esportivo “Wilfrides Alves Martins”. O objetivo é reforçar a segurança dos frequentadores e coibir práticas ilícitas no local, que é amplamente utilizado para atividades esportivas, lazer e eventos comunitários.
Com foco na melhoria do tráfego e na segurança viária, Cláudia Padim também apresentou a Indicação nº 231/2025, sugerindo que a Rua José Antônio de Carvalho, no trecho entre a Rua Nove de Julho e a Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, seja transformada em via de mão única.
A medida busca solucionar conflitos no trânsito local e melhorar a fluidez e organização da circulação de veículos na região, que apresenta tráfego intenso, especialmente em horários de pico.
Já na Indicação nº 232/2025, encaminhada ao Diretor-Presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a vereadora pede a manutenção e limpeza das laterais da Rodovia MS-316, no trecho entre o trevo da Avenida Presidente Vargas até a rotatória do Anel Viário, nas proximidades do Restaurante Oásis.
A proposta visa melhorar a visibilidade, segurança dos motoristas e a estética urbana, além de prevenir acidentes e a proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças, devido ao acúmulo de mato e entulho.
Mauro Sampaio propõe extensão e iluminação da Avenida Orlando Mascarenhas Pereira até o Anel Viário

Na sessão legislativa realizada nesta segunda-feira, 26 de maio de 2025, o vereador Mauro Sampaio de Souza apresentou a Indicação nº 237/2025, direcionada ao Executivo Municipal, solicitando uma importante melhoria viária: a extensão e a instalação de iluminação pública ao longo da Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, até a rotatória que dá acesso ao Anel Viário.
Segundo o parlamentar, a medida visa melhorar as condições de mobilidade urbana, promover mais segurança para pedestres e motoristas, além de incentivar o desenvolvimento da região. “Trata-se de uma via estratégica, que liga bairros importantes ao anel rodoviário da cidade. A falta de iluminação compromete a segurança, especialmente à noite, e a ausência de pavimentação adequada limita o fluxo e o crescimento do entorno”, afirmou Mauro Sampaio durante a sessão.
Marcelo Jardineiro propõe instalação de lombadas em vias com alto risco de acidentes

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira, 26 de maio de 2025, o vereador Marcelo de Paula Azevedo Dantas, o popular Marcelo Jardineiro, apresentou a Indicação nº 236/2025, que solicita ao Poder Executivo a implantação de redutores de velocidade (lombadas) devidamente sinalizados em cinco pontos críticos da cidade.
A medida visa combater o excesso de velocidade e reduzir o número de acidentes, especialmente em trechos residenciais com grande circulação de pedestres, ciclistas e veículos. As localidades indicadas para receber os redutores são:
- Avenida São Cristóvão, na altura do nº 1.240
- Rua Pará, nº 1.741
- Rua Eduardo Jesuíno Tiago, nº 825
- Rua Duque de Caxias, nº 4.689
- Rua Maximino José da Rocha, nº 3.735
“Esses locais foram escolhidos com base em pedidos da população e relatos constantes de alta velocidade e risco de atropelamentos. A instalação de lombadas com a devida sinalização é uma ação simples, mas que salva vidas e melhora a convivência no trânsito”, destacou Marcelo Jardineiro.
Gilsinho do Binega propõe ampliação do Auxílio-Alimentação para servidores credenciados do Município

Com foco na valorização dos trabalhadores que contribuem diretamente para os serviços públicos de Aparecida do Taboado, o vereador Gilson Alves Garcia, o Gilsinho do Binega, apresentou a Indicação nº 229/2025, solicitando ao Executivo Municipal a extensão do Programa Auxílio-Alimentação aos servidores credenciados que atuam em diversas frentes da administração pública.
A proposta visa incluir no benefício servidores que, embora não sejam efetivos ou comissionados, prestam serviços regularmente ao município por meio de credenciamento.
“Esses trabalhadores, muitas vezes essenciais para o funcionamento dos serviços públicos, merecem reconhecimento e dignidade. Estender o auxílio-alimentação é uma forma justa de valorizar seu esforço e dedicação”, destacou Gilsinho do Binega.
O vereador também reforçou que a medida pode impactar positivamente na motivação, bem-estar e produtividade desses servidores, além de promover maior equidade no tratamento aos profissionais que atuam sob diferentes vínculos administrativos.

