Aparecida do Taboado (MS) – A fitoterapia, originada do conhecimento popular, é uma das práticas mais antigas da humanidade. Para valorizar as propriedades terapêuticas das plantas do Cerrado, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sindicato Rural, está promovendo a capacitação Preparo de Remédios Caseiros, realizada de 25 a 28 de agosto.
O curso, que atende 11 alunos, é ministrado pelo instrutor do Senar/MS, Ronaldo Abrão. Em entrevista ao Costa Leste News, ele explicou que os participantes estão participando de aulas teóricas com apoio de vídeos e também práticas, nas quais manipularam plantas da região para produzir tinturas, xaropes, pomadas, sabonetes, xampus, além de aprender diferentes fórmulas utilizando as espécies medicinais disponíveis no município.
Os produtos podem ser destinados tanto ao consumo pessoal e familiar quanto à comercialização, gerando uma nova fonte de renda.
O processamento artesanal das plantas medicinais envolve etapas como colheita, limpeza para remoção de impurezas, secagem para reduzir a umidade e preservar os princípios ativos, separação das partes (folhas, raízes, flores etc.), trituração ou pulverização para facilitar o uso e, por fim, envase e armazenamento em recipientes adequados, garantindo qualidade e maior durabilidade. As plantas secas podem ser aproveitadas em chás, tinturas, pomadas e xaropes, utilizando água ou álcool como solventes para a extração dos compostos medicinais.


