Maus-tratos a animais mobilizam Prefeitura, PM Ambiental e voluntários do Grupo SOS São Francisco

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Uma denúncia de maus-tratos a animais mobilizou servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Grupo SOS São Francisco e a Polícia Militar Ambiental na tarde da última sexta-feira (12) . O Costa Leste News acompanhou a ação e constatou que se tratava de uma égua e uma potra, ambas apreendidas e encaminhadas para um local adequado.

De acordo com a médica veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, Andreza Oliveira Ambrósio, o órgão recebeu a denúncia e verificou que os animais estavam em estado de desidratação e apresentavam moderado grau de desnutrição, sem acesso a água e alimento.

O animal adulto estava preso por uma longa corda em um terreno baldio, o que lhe permitia atravessar a rua e, consequentemente, gerar risco de acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motociclistas.

Ainda segundo Andreza, existem outras denúncias de que a proprietária dos animais, cujo nome não foi divulgado, costuma agredi-los fisicamente.
Diante da situação, foi realizada a apreensão, e os animais foram entregues a um fiel depositário, responsável pela guarda e cuidados.

Apoio
Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto aos membros do Grupo SOS São Francisco, se mobilizaram para arrecadar recursos e garantir o melhor atendimento possível aos animais apreendidos.

Para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos voluntários, siga o perfil no Instagram @sos.saofrancisco.

Responsabilidades
Segundo a médica veterinária, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998 (art. 32), constitui crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. O Decreto nº 24.645/1934 dispõe sobre medidas de proteção animal, reforçando que a manutenção de animais em situação de abandono ou sofrimento configura maus-tratos. O responsável está sujeito a multas aplicadas pela Vigilância Sanitária, pela IAGRO e pela Polícia Militar Ambiental.

Denúncias
As denúncias podem ser registradas na Ouvidoria, por meio do aplicativo e-Ouve (disponível para celulares), pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 99647-4442 (apenas ligações). O contato pode ser feito de forma anônima ou identificada.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog