Prevenção também é palavra de ordem na Caravana da Saúde do Governo do Estado. Quem participa do mutirão, além de passar por consultas em diversas especialidades, também pode fazer exames, entre eles os que detectam doenças sexualmente transmissíveis como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Dos cerca de 600 testes realizados nos três finais de semana de mobilização geral, apenas dois deram positivo para HIV.
Mas a realidade mostrada na Caravana da Saúde não é a mesma observada na sociedade, explica a psicóloga Cristiane Maachar, que atende no estande. Isso porque o público do mutirão é diferente, formado por pessoas mais idosas. “Mesmo assim aconselhamos a realização do teste ao menos uma vez ao ano porque essas doenças são silenciosas e muitas vezes sem sintomas”, falou.
Os resultados dos testes saem em 15 minutos e o paciente fica sabendo do laudo na hora. “Se der positivo o paciente recebe orientação sobre a doença e depois encaminhamento para tratamento”, explicou Cristiane.
Edna, de 52 anos, e a amiga Simone, de 21, vieram de Camapuã para Caravana da Saúde e aproveitaram para passar por vários procedimentos. “É importante prevenir”, disse Edna, que namora há oito anos. A amiga Simone, também em um relacionamento estável, só que há cinco anos, decidiu fazer o teste por um motivo maior. “Trabalho como manicure e minha profissão mexe com materiais cortantes, por isso resolvi fazer”, contou. Ambas fizeram o exame pela primeira vez. Os dois resultados foram negativos.
Ricardo Alexandro, de 36 anos, também passou pelos testes. “Vim consultar no urologista e no dermatologista e resolvi fazer”, falou ele. “Tem que prevenir, você e a parceira”, afirmou enquanto, ansioso, aguardava o resultado. “Vejo que fica todo mundo assim, meio nervoso, mas acho que é porque quando se toca na palavra sexo acontece isso”, argumentou. O teste de Ricardo também deu negativo.
Testes
Na Caravana, o estande dos teste rápidos é de responsabilidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau). Quem quiser passar pelos exames pode ir ao CTA que fica a Rua Anhanduí, s/n, bairro Amambaí, em frente à pista de skate do Horto Florestal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-3450.