/

Lar dos Idosos prepara programação especial para comemorar o “Dia do Idoso”

2 minutos de leitura

   Aparecida do Taboado (MS) – No dia 1º de outubro, comemora-se o “Dia Internacional do Idoso”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de qualificar a vida dos mais velhos, por meio da saúde e da integração social. O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982. E, para comemorar essa data, o Lar dos Idosos “Vicente Marques de Queiroz” preparou uma programação especial.
    O Lar dos Idosos atende e cuida do idoso, visando garantir proteção integral, sendo destinado ao abrigo de idosos quem não possui condições de manutenção da própria sobrevivência ou que apresente vulnerabilidade familiar. Atualmente, residem no local, 40 “avozinhos”, como são chamados pelos funcionários.
    As comemorações terão início na quarta-feira, dia 5, com uma gincana em parceria com o Centro Espírita Joana D'Arc, Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco e Interact Club, durante o evento haverá apresentação das crianças da APAE. Já, no dia 6, haverá um passeio no em um rancho próximo às margens do Rio Paraná, onde será servido um delicioso almoço, e na parte da tarde um lanche. 
    Já, no dia 7 de outubro, será realizado o 1º Bazar da Pechincha, com as roupas e calçados que são doados para a instituição, mas, que os idosos não usam. “Todo o dinheiro arrecadado com o Bazar da Pechincha será revertido para a instituição e em prol dos idosos”, explicou a assistente social Renata Fernandes Costa de Paula. No mesmo dia também será realizado o sorteio da rifa em prol a Semana do Idoso, que está sendo vendida pelo valor de R$ 5,00 e irá concorrer a uma bicicleta e um jogo de panela Inox.
    De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, existem no Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa, pelo menos, 10% do total da população. Já estimativas da OMS apontam que de 1950 a 2025, a quantidade de idosos no país aumentará quinze vezes. Com isso, o Brasil ocupará o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando, em 2025, aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.
    Importantes avanços foram conquistados no que se refere à conquista dos direitos dos idosos em todo o mundo. No Brasil, foi regulamentado em 2003, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741), destinada a regular os direitos assegurados aos idosos.
    Toda a diretoria e funcionários do Lar dos Idosos “Vicente Marques de Queiroz”, agradecem a população aparecidense que realizou doações para as comemorações, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por ter disponibilizado o ônibus e o motorista para levar os idosos ao passeio e convida a população para visitar os “avozinhos”, durante a semana, para conversar, ler e passar um tempo com eles. “Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia a após dia e aos jovens cabe saber que devemos oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que hoje estão em outra fase da vida, a velhice, e ela um dia nos terá. É inevitável o curso da vida”, finalizou a assistente social Renata.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog