A Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, chamada de Novembro Azul, também está sendo realizada na Assembleia Legislativa. Com o slogan Prevenir também é coisa de homem, o Centro de Saúde da Casa de Leis convida os servidores ao exame preventivo. “É preciso que o funcionário preencha uma ficha com informações pessoais e outras relacionadas aos hábitos diários, já disponível nas diretorias e gabinetes”, explicou a coordenadora do Centro de Saúde, Ignez Stephanini. No dia 24 de novembro, a unidade móvel da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) fará a coleta de sangue dos servidores, na Assembleia Legislativa, a partir das 7h.
Serão oferecidos 100 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens com 45 anos ou mais. Níveis baixos de PSA no sangue são normais, mas podem aumentar em casos de câncer da próstata ou mesmo em condições benignas (não cancerosas), como as prostatites (inflamações da próstata) e a hiperplasia benigna da próstata (aumento benigno da próstata). “Se forem identificadas alterações expressivas, o servidor será orientado a realizar exames complementares”, afirmou Ignez.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Para realizar o exame preventivo, é recomendado estar em jejum de, no mínimo, três horas; não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter realizado exercício em bicicleta (ergométrica ou não), andado de moto ou a cavalo nos últimos dois dias, entre outros preparos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 67 3312-2115.
Mais Recente de Blog
Aparecida do Taboado (MS) – Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025, o Sindicato
O Prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia, o Toninho da Cofapi, acompanhado do Vice-Prefeito Henrique Cesar
Aparecida do Taboado (MS) — Inaugurada em 2 de junho de 2023, a Lanchonete Truck 67
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 15 de dezembro, a vereadora Amanda da Saúde apresentou a Moção
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 15 de dezembro, os vereadores Claudia Padim e Ber Galter apresentaram a Moção
