Aparecida do Taboado (MS) – Aconteceu na tarde desta terça-feira (09), uma reunião entre representantes das agências bancárias do município e a Associação Comercial (ACIAT), com a finalidade de discutir medidas para evitar aglomerações nos bancos.
Na reunião, também esteve presente o coordenador da vigilância sanitária, Adilson Valetim, que expôs a preocupação do município com as filas nos bancos e a falta de respeito com as normas de biossegurança por parte da população, como o distanciamento obrigatório.
“Nós estamos reunidos hoje com a intenção de ouvir vocês e juntos pensarmos em soluções viáveis para que a população seja atendida e respeite o distanciamento nas filas dos bancos. Estamos no pior momento da doença em Aparecida do Taboado, o Estado está com 98% dos leitos de UTI ocupados, precisamos tomar medidas mais eficientes”, disse Adilson.
Representando o Banco do Brasil, Danilo Yura, disse que os dias mais lotados nos bancos são os dias de pagamento e propôs que as indústrias realizem pagamentos em dias alternados para evitar aglomeração. Além disso, o bancário sugeriu propagandas educativas incentivando a população a usar os cartões e aplicativos do banco.
“A maioria das transações feitas no banco são simples e as pessoas não precisam sair de casa para realiza-las. Atualmente, a maioria das ações podem ser feitas pelo site ou aplicativo”, explicou Danilo.
Charles Sachetti, gerente do Banco Bradesco, concordou com as propostas feitas por Danilo e completou dizendo que é preciso “mudar a cultura local” e ainda disse que é preciso maior fiscalização nas filas dos bancos em dias de mais movimento e pediu apoio do Poder Público Municipal.
Dentre as demais recomendações feitas pelos representantes bancários estão; a instalação de uma tenda na Caixa Econômica, a criação de propagandas incentivando o uso de aplicativos e os cartões dos bancos e por fim, a presença de fiscais da vigilância sanitária nas filas dos bancos.
No encerramento, Ber Galter que é vereador, gerente da ACIAT, prometeu levar as demandas para o governo municipal, a fim de tomar as devidas providências.
Nesta quarta-feira (10), a ACIAT deve se reunir com representantes dos supermercados de Aparecida do Taboado.