/

Ainda é baixa a procura pela CNH Digital em Aparecida do Taboado

2 minutos de leitura

Dos mais de 196 mil condutores em todo o Estado aptos a emitirem a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apenas 242 já estão dispondo do recurso. Em Aparecida do Taboado a procura é ainda muito mais baixa, havendo até agora apenas 2 condutores utilizando o benefício, segundo informações da agência local do Detran-MS.

Para a aparecidense Elaine Lima, que foi a primeira condutora a requisitar a versão digital na cidade, a praticidade é indispensável, “o fato de você não precisar mais carregar a habilitação ou não se preocupar mais em não esquecê-la em casa é inexplicável. Você passa de um conceito de modernização para a prática de fato, podendo acessar seu documento pelo celular apenas com uma senha. É fantástico”, disse ela.

Mato Grosso do Sul é o 8º estado a disponibilizar a versão digital do documento, que traz muito mais praticidade aos condutores, pois é acessível em smartphones ou tablets inclusive na forma offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

A CNH-e é disponibilizada para os condutores que possuem a habilitação impressa a partir do dia 2 de maio de 2017, data em que começaram a ser impressas a última versão da CNH contendo um código de barras bidimensional, conhecido como Quick Response Code – QR Code, no verso do documento. 

Em Mato Grosso do Sul são 1.134.551 condutores, destes, 196.191 possuem CNH com QR Code. Para estes o documento digital já pode ser adquirido gratuitamente e de forma opcional.

    O Detran saiu na frente com o primeiro documento digital e a tendência é que todos os documentos se convertam para o meio digital muito em breve.

Para obter mais informações sobre como requerer a CNH Digital vá até a agência do Detran, na rua Marcolino Teixeira de Queiroz, 1740 – Jd. Vila Rica, ou ligue para (67) 3565-1353. Você também pode consultar o site o Portal de Serviços do Denatran e realizar o cadastro de usuário, mas se o e-mail e telefone celular não estiverem atualizados e preenchidos na forma correta não será possível concluir o cadastro. Em seguida, baixe o aplicativo na Play Store ou na App Store, cadastre uma senha (código PIN) e comece a usar.

 

Fiscalização

Com a nova versão da CNH, o condutor poderá conduzir com as duas formas de CNH ou escolher se conduzirá com a CNH impressa ou com a CNH-e. Caso esteja somente com a digital, é importante atentar-se para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado será considerado que a CNH não está sendo portada. E de acordo com o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve que prevê 3 pontos na CNH, multa de R$ 88,38 e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog