/

Alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado aprendem a minimizar riscos de acidentes de trabalho

2 minutos de leitura

    Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado que, ao mesmo tempo, frequentam o curso Técnico de Segurança do Trabalho no Senai do município, apresentaram, na última sexta-feira (28/05), uma série de trabalhos relacionados a segurança do trabalho. 
    A data foi instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como o Dia Mundial de Segurança no Trabalho e, por isso, a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Lucia Bernardes Watanabe, propôs a atividade em parceria com o Senai.
    Como os alunos também fazem o curso no Senai, durante as apresentações foi possível que eles relatassem aos demais estudantes da Escola do Sesi temas que aprenderam durantes as aulas de Segurança do Trabalho, como o uso de extintores e as diferenças entre eles, e como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia para minimizar os riscos de acidentes.
    “A Segurança dentro de uma empresa é fundamental para   garantir a qualidade e bem-estar para os trabalhadores, por isso essa atividade foi proposta, para despertar o interesse dos nossos alunos em aprender a se prevenir no caso de acidentes de incêndio, entre outros aspectos, que desde criança podem aprender e colocar em prática”, explica a diretora. 
    Instrutor do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Senai, Flávio Saletti afirmou que a metodologia de ensino incentiva os alunos a atuarem de forma mútua, aprendendo a identificar quais recursos do ambiente podem ser usados. “Como formação do conteúdo a elaboração por meio de pesquisa e a formatação de material, contribui significativa na formação dos alunos. A abordagem dos temas, tem como principal foco a conservação, limpeza e uso dos recursos físicos da escola e a convivência mutua entre os alunos”. 
    Aluna do 6º ano que assistiu à apresentação dos trabalhos, Isabela Lima Gotardo comemora ter aprendido a usar os extintores corretamente em caso de incêndio. “Achei todos os grupos muito bem organizados, todos os alunos estão de parabéns. Aprendi que não devemos retirar o lacre azul do extintor, reaproveitar os materiais, pois desde pequenos devemos saber como e qual extintor utilizar”, disse.
    Uma das alunas da escola do Sesi e do curso técnico do Senai, Beatriz Mayume sentiu-se satisfeita por compartilhar conhecimento com os colegas. “Achei de suma importância realizar essas apresentações, a fim de informar os alunos diante do ambiente no qual vivem beneficiando cada jovem presente no ambiente”.
    Educação articulada – É possível cursar o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, fazer um curso técnico do Senai graças à educação articulada do Sesi e do Senai, denominada EBEP (Educação Básica Articulada com Educação Profissional). 
    No 1º ano, a grade curricular é comum e os alunos recebem orientações sobre profissões e apoio para escolher uma carreira técnica. Do segundo ao terceiro ano, os estudantes frequentam aulas regulares da educação básica em um período, em uma das escolas do Sesi, e, no outro, um curso do Senai. 
    Ao término do ensino médio, o aluno do EBEP sai com dois certificados de conclusão: o da educação básica e o da educação profissional. E está preparado para entrar no mercado de trabalho e prosseguir os estudos em um curso superior.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog