Na aula de Literatura, alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado montaram uma releitura da peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e puderam conhecer mais sobre a peça estudada em sala de aula, desenvolver habilidades de linguagem corporal e de trabalho em grupo.
Coordenados pela professora da disciplina, Ana Carolina Detomini, os alunos foram divididos em grupos e as apresentações realizadas na quadra da escola. Cada grupo escolheu a cena da peça que mais gostariam de interpretar, e também ficaram responsáveis por buscar materiais alternativos para elaborar o figurino e cenários.
“Fiquei muito orgulhosa do quanto os alunos se envolveram nos ensaios e no momento da apresentação, mas acho que o que mais me alegrou foi realmente perceber que eles aprenderam sobre essa importante obra teatral brasileira de um jeito lúdico e interativo, que os divertiu e motivou a dar o melhor nas interpretações das cenas”, avaliou Ana Carolina Detomini sobre a atividade.
A diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Watanabe, também aprovou a iniciativa. “Fiquei encantada com a dramatização e performance dos estudantes, que certamente jamais esquecerão essa obra literária”, opinou.
Para os alunos, encenar a peça foi um grande aprendizado. “O teatro foi um grande ganho para incentivar a leitura dos alunos, foi incrível!”, disse Mateus Oliveira. “Com o teatro, além de ter um conhecimento novo, foi uma diversão, uma atividade nova na escola. A turma toda participou, e apesar do nervosismo e da vergonha, todos se divertiram, eu amei essa nova experiência”, continuou Elara Lorraine.
“Foi muito divertido, uma experiência diferente. Foi uma oportunidade de se aproximar mais dos colegas e gostei muito de fazer essa dramatização literária”, emendou Taynar.

