Os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado realizaram a apresentação de um seminário sobre Geografia, por meio de estudos de casos direcionado pela professora Luciana Cavalcante. O objetivo foi oportunizar aos estudantes a construção do saber acadêmico, direcionando-os para que aprendam cada vez mais sobre como pesquisar e apresentar seus trabalhos.
A professora Luciana Cavalcante sugeriu aos alunos que realizassem seminários sobre o espaço geográfico e suas transformações dentro do ambiente em que vivem, ou seja, a cidade de Aparecida do Taboado. Eles realizaram pesquisas de gabinete, leituras para se interagirem com o assunto a ser tratado, saída de campo em busca de como era o passado, entrevistaram moradores que no passado viveram em um determinado espaço e com a chegada do progresso e a inserção da tecnologia os afastaram do seu lugar de vivência.
Os estudantes fizeram uma apresentação rica, pois eles analisaram algumas unidades de estudo do município, sendo a parte central de Aparecida do Taboado, Feira do Produtor, Antigo Porto Itamarati e o Porto seco. “Eles abordaram questões da retirada da vegetação primária da nossa região, o Cerrado, para dar lugar ao progresso e que o homem transforma seu meio de acordo com suas necessidades. Busca pelo saber fora da sala de aula foi uma conexão perfeita para que eles conseguissem dimensionar o conceito de espaço geográfico e suas transformações”, disse a professora de Geografia.
Já a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Watanabe, reforçou que os alunos compareceram para apresentação, como orientado pela professora, com trajes específicos e foram avaliados por uma banca examinadora, cujo convidados foram professores e uma estudante de odontologia. “É sempre um grande aprendizado quando nossos alunos têm a oportunidade de saírem da sala de aula para ampliar seus conhecimentos. O seminário foi muito bem apresentando por eles e tenho certeza que aprenderam muito sobre a nossa cidade”, falou.
A professora Luciana Cavalcante destaca que a grande vantagem do seminário foi servir para resgatar junto com os estudantes um pouco da identidade cultural de Aparecida do Taboado, relembrando quem foi o fundador da cidade e ressaltando a utilização da balsa. “Eles perceberam as grandes transformações em nosso município, tanto econômica, quanto geográfica. Agora é o momento de refletirmos sobre o trabalho proposto para que haja um crescimento individual e em grupo”, analisou.
Para a estudante Yasmin Silva Santos, o seminário apresentado ajudou a preparar para uma vida universitária. “Foi uma noite de grande aprendizado”, garantiu. “Gostei porque foi algo totalmente diferente e enriquecedor, saímos da sala de aula para sermos protagonistas da nossa própria história”, completou a estudante Sarah Protz.
FIEMS
Mais Recente de Blog
Com a justificativa de “aumentar a competitividade do país”, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) sugeriu
Mato Grosso do Sul já registrou 19.489 casos prováveis de Dengue, sendo 16.012 casos confirmados, em
A terça-feira promete ser de altas temperaturas e umidade relativa do ar próxima dos 15% em
Rubinéia (SP) – Dois homens foram presos na noite deste sábado (23) pela Polícia Militar após
Instrumento para estimular a permanência no Ensino Superior ou em cursos de educação profissional técnica de