Os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado realizaram a apresentação de um seminário sobre Geografia, por meio de estudos de casos direcionado pela professora Luciana Cavalcante. O objetivo foi oportunizar aos estudantes a construção do saber acadêmico, direcionando-os para que aprendam cada vez mais sobre como pesquisar e apresentar seus trabalhos.
A professora Luciana Cavalcante sugeriu aos alunos que realizassem seminários sobre o espaço geográfico e suas transformações dentro do ambiente em que vivem, ou seja, a cidade de Aparecida do Taboado. Eles realizaram pesquisas de gabinete, leituras para se interagirem com o assunto a ser tratado, saída de campo em busca de como era o passado, entrevistaram moradores que no passado viveram em um determinado espaço e com a chegada do progresso e a inserção da tecnologia os afastaram do seu lugar de vivência.
Os estudantes fizeram uma apresentação rica, pois eles analisaram algumas unidades de estudo do município, sendo a parte central de Aparecida do Taboado, Feira do Produtor, Antigo Porto Itamarati e o Porto seco. “Eles abordaram questões da retirada da vegetação primária da nossa região, o Cerrado, para dar lugar ao progresso e que o homem transforma seu meio de acordo com suas necessidades. Busca pelo saber fora da sala de aula foi uma conexão perfeita para que eles conseguissem dimensionar o conceito de espaço geográfico e suas transformações”, disse a professora de Geografia.
Já a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Watanabe, reforçou que os alunos compareceram para apresentação, como orientado pela professora, com trajes específicos e foram avaliados por uma banca examinadora, cujo convidados foram professores e uma estudante de odontologia. “É sempre um grande aprendizado quando nossos alunos têm a oportunidade de saírem da sala de aula para ampliar seus conhecimentos. O seminário foi muito bem apresentando por eles e tenho certeza que aprenderam muito sobre a nossa cidade”, falou.
A professora Luciana Cavalcante destaca que a grande vantagem do seminário foi servir para resgatar junto com os estudantes um pouco da identidade cultural de Aparecida do Taboado, relembrando quem foi o fundador da cidade e ressaltando a utilização da balsa. “Eles perceberam as grandes transformações em nosso município, tanto econômica, quanto geográfica. Agora é o momento de refletirmos sobre o trabalho proposto para que haja um crescimento individual e em grupo”, analisou.
Para a estudante Yasmin Silva Santos, o seminário apresentado ajudou a preparar para uma vida universitária. “Foi uma noite de grande aprendizado”, garantiu. “Gostei porque foi algo totalmente diferente e enriquecedor, saímos da sala de aula para sermos protagonistas da nossa própria história”, completou a estudante Sarah Protz.
FIEMS
Mais Recente de Blog
As temperaturas variam bastante entre as regiões do Estado. Em Corumbá, os termômetros oscilam entre 25°C
O prefeito José Natan, ao lado do Tenente Ávila, instituiu em 2023, ainda no primeiro mandato,
A partir desta semana, os correntistas podem pedir a portabilidade de crédito via open finance, com
Hemosul atualiza exigências para doação de sangue de pessoas em tratamento com canetas emagrecedoras
Critério passa de seis meses para 14 dias em casos de uso de medicamentos regularizados pela
Os atletas da equipe de futsal de Aparecida do Taboado, contemplados pelo Programa Auxílio-Atleta, entraram em
