Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado visitaram o aterro sanitário do município de Santa Fé do Sul (SP) para conhecer seu funcionamento. A atividade faz parte do Programa Junior Achievement, em que os estudantes estudam temas relacionados ao meio ambiente.

Na visita, os alunos foram recebidos e orientados pelo engenheiro ambiental Marcelo Correa dos Santos, do SAAE (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Santa Fé do Sul, que apresentou toda a estrutura do aterro sanitário, bem como as novas instalações que irão atender a região nos próximos cinco anos. Após a explicação, os estudantes puderam entrar na célula recém implantada e impermeabilizada com geomembrana e conhecer a lagoa de tratamento de esgoto e resíduos líquidos do lixo aterrado.
Segundo a coordenadora pedagógica e educacional da Escola do Sesi, Aline Daniele Santiago Pinto, os alunos demonstraram muito interesse, fazendo perguntas pertinentes durante a explicação sobre o aterro. “Acredito que nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender muito mais do que aprenderiam em uma aula teórica, pois puderam observar e compreender cada estrutura apresentada pelo engenheiro e entender a importância da proteção do solo e das águas para que não se contaminem”, afirmou.
Para a professora de Ciências, Érica Gonçalves de Souza, a aula foi bastante produtiva e proporcionou um rico aprendizado aos alunos. “Realizamos uma visita ao Aterro Sanitário de Santa Fé do Sul para que os estudantes vivenciassem como é construído um aterro, diferenciassem o aterro do lixão e entendessem a importância do tratamento do lixo para o meio ambiente. Os alunos ficaram bastante interessados no tema e gostaram muito da atividade”, reforçou.

Na avaliação da aluna Raíssa Alves de Souza, a visita foi uma oportunidade de conhecer na prática como um aterro sanitário funciona. “Vimos de perto a célula e entramos lá, conhecemos também as lagoas de tratamento, sendo um total de três lagoas, foi muito importante, pois tivemos uma oportunidade de ter bastante informações, achei ótimo”, considerou.
Já o aluno Caio Henrique Pizzi destacou o aprendizado adquirido com a atividade. “Aprendi várias coisas sobre o lixo, para onde o chorume vai, o tamanho da célula que é um buraco coberto por uma lona muito resistente e é cheio de areia mole bem parecida com areia movediça”, finalizou.
