Aparecida do Taboado (MS) – Os alunos do Instituto Dom Afonso Maria Fusco que participam do Projeto de Karatê, desenvolvido pela entidade em parceria com o Rotary Club, fizeram exame de troca de faixa no dia 14 para conquistar o 6° kyu da arte marcial, passando da faixa branca para a amarela.
O exame foi feito pelo chefe de árbitros de Mato Grosso do Sul, sensei Cloudoardo Zanon, que também é árbitro da Confederação Brasileira de Karatê, da Confederação Sulamericana de Karatê, bem como da Federação Panamericana de Karatê (FPK).
Cerca de 60 alunos participam do projeto, cujas aulas são coordenadas pela sensei Lilian Oliveira que, além de outros títulos, é tetra campeã estadual na modalidade. Sob coordenação dela, os alunos do Instituto conquistaram 18 medalhas no 4º Campeonato Interestadual de Karatê, realizado no começo do mês em Santa Rita D’Oeste-SP.
Segundo Lilian, dos 32 alunos que fizeram o exame, 32 vão trocar a faixa, o que representa 100% de aproveitamento das aulas, “fico muito feliz em ver a evolução dessas crianças e jovens, e tenho certeza de que se eles mantiverem o nível vamos continuar crescendo mais e mais”, disse ela, sobre o resultado.
A diretora do Instituto, Irmã Ângela, também falou da satisfação em ver as crianças se destacando e se empenhando no esporte, e ressaltou a importância da parceria com o Rotary Club. Segundo ela, não fosse o empenho do clube de serviços talvez o projeto não tivesse saído do papel, “nós somos muito gratas à família rotária por todo empenho e dedicação com nossas crianças”, falou.