/

Antes abundante no município, agora gabiroba é vista apenas no comércio ambulante

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Quem passou pela avenida Presidente Vargas, ao lado dos Correios, deve ter notado um veículo estacionado vendendo gabiroba (ou guabiroba), fruta nativa do Brasil e típica do bioma Cerrado.

Moradores mais antigos recordam que a gabiroba era facilmente encontrada nos cerrados do município e de toda a região. Com o avanço da pecuária e das lavouras, o ambiente natural da planta foi reduzido a pequenas áreas de reserva, muitas delas distantes e de difícil acesso.

O Costa Leste News conversou com o vendedor Vinícius Santos, que informou que a fruta veio do município de Ponta Porã e estava sendo comercializada a R$ 20,00 o litro. Segundo ele, a venda é feita por uma empresa que distribui o produto para diversas cidades da região.

Vinícius contou que chegou a Aparecida do Taboado no dia 11 de novembro, onde permaneceria por três dias, e disse estar satisfeito com as vendas.
Sobre a gabiroba

A gabiroba (ou guabiroba) é uma fruta nativa do Brasil, comum nos biomas Cerrado e Mata Atlântica, com nome científico Campomanesia xanthocarpa. Conhecida pelo sabor adocicado e aroma marcante, é considerada símbolo do Mato Grosso do Sul.

Além de ser consumida in natura, também é utilizada em sucos, geleias e doces. Suas folhas e casca possuem propriedades medicinais que auxiliam em tratamentos gastrointestinais e no relaxamento muscular.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog