Aparecida do Taboado (MS) – O crescente número de prisões por tráfico de drogas efetuadas no município desde o início do ano – e que já soma 80 – tem colaborado significativamente para a redução de crimes de receptação. Tanto que Aparecida do Taboado registra hoje o menor índice de furtos e roubos dos últimos 5 anos.
Os dados foram confirmados nesta quarta-feira (26) pelo comandante interino da Polícia Militar, subtenente Vieira, durante entrevista ao RCN Notícias. Segundo ele, este ano o município registra apenas 15 ocorrências por furto/roubo. O número é 37,5% menor que o índice registrado no mesmo período do ano passado, quando Aparecida do Taboado somava 40 ocorrências.
De acordo com Vieira, o número ainda é 21% menor que o número de ocorrências registrado em 2014, quando o município acumulou 72 crimes desta natureza. Conforme informações trazidas pelo subtenente, em 2015 também foram registradas 72 ocorrências; em 2016 e 2017 foram 77, e no ano passado, 56.
Ainda segundo o comandante, atualmente o maior número de chamados à Polícia Militar tem sido referente à perturbação do sossego e violência doméstica. No entanto, outro tipo de crime que também vem crescendo e assustando as forças policiais, de acordo com ele, é o abuso sexual infantil.
O subcomandante creditou o êxito das prisões ao trabalho realizado em conjunto com a Polícia Civil e o Poder Judiciário, bem como ao apoio da comunidade que tem colaborado com denúncias eficazes, principalmente através das redes sociais.
Vieira ainda esclareceu que a Polícia Militar, contando com o apoio do Poder Judiciário, tem procurado se adequar às novas tecnologias para o combate à criminalidade, principalmente ao tráfico de drogas, utilizando aparelhos como drones para mapear áreas de difícil acesso, cujos resultados têm sido satisfatórios, colaborando para resultados positivos como os citados anteriormente.

