/

Assembleia Legislativa realiza 3ª Semana do Jovem Empreendedor

2 minutos de leitura

    A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza a 3ª Semana do Jovem Empreendedor nos dias 15 e 16 de setembro, com a participação do secretário Nacional da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, e da subsecretária Nacional da Juventude, Roberta Pires  Ferreira. O evento foi criado por Marcio Fernandes (PMDB), por meio da Lei Estadual 3.974. Segundo o deputado, o objetivo é motivar os jovens. “Concentramos ações nesses dois dias para que aqueles que já têm o desejo de empreender, se inspirem e recebam informações sobre o mercado”, explicou o parlamentar. Para Marcio, o empreendedorismo é alternativa importante e decisiva em tempos de crise econômica e alta taxa de desemprego, mas é preciso garantir especialização. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) em 26 estados e no Distrito Federal, revelou que 86% dos jovens empresários não se preparam para empreender.
    A abertura do Semana do Jovem Empreendedor será quinta-feira, às 19h, no plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis. No mesmo dia, será entregue o Troféu Jovem Empreendedor, comenda que visa reconhecer o trabalho de jovens que são protagonistas de histórias de sucesso. As experiências serão compartilhadas com o público no dia 16, no Living Lab do Sebrae, onde alguns homenageados farão “pitches empreendedores”. O pitch é uma apresentação resumida, com até cinco minutos, com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio. Entre eles: Anderson Martins (Rei do Extintor), Weruska Sabino (Loja Bossa e Ernesto Café), Roberta Maia (Servsal), Marcos Cezar Salles Júnior (Chinelos Pantaneiras), Danilo Rondon (Trailler 42) e Murilo Franciscon (CNA). 

Educação empreendedora
    O deputado Marcio Fernandes apresentou, em agosto passado, projeto de lei que prevê a criação do Programa Estadual de Incentivo ao Jovem Empreendedor, para ser desenvolvido em escolas públicas e particulares em Mato Grosso do Sul. Com a educação empreendedora, o objetivo é estimular o desenvolvimento do aluno e contribuir para a aplicação de ideias criativas. "O período escolar é o momento mais adequado para inserir o empreendedorismo na vida das pessoas porque é quando as crianças e os jovens estão adquirindo conhecimento e aprendendo a inovar, a criar e a se preparar para os desafios da vida”, analisou o deputado.
    Entre as diretrizes da proposta, estão: estimular a identificação de oportunidades de mercado; orientar o ensino a acompanhar novas tendências tecnológicas; promover a entrada no mercado de novos produtos e serviços; incentivar a realização de pesquisas, experimentos e atividades que visem o aprimoramento de ideias, à concretização e ao efetivo funcionamento dos negócios; e realizar convênios e acordos de cooperação técnica com órgãos e instituições, estabelecendo parcerias e ações integradas. O projeto está tramitando na Casa de Leis e deve ser votado em plenário nas próximas semanas. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog