Na sexta-feira, 27 de outubro, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde, realizou a entrega de 27 óculos de grau, marcando mais uma etapa do programa “Ver é Viver Taboado”. Além disso, foram tomadas novas medidas e feitas a escolha de modelos para outros 31 pacientes que serão beneficiados pelo programa.
Lançado pelo Governo Municipal no mês de junho 2023, o programa “Ver é Viver Taboado” tem como objetivo auxiliar pessoas de baixa renda que necessitam usar óculos de grau. Entre os principais beneficiados por esse projeto, encontram-se crianças e adolescentes em idade escolar, assim como os idosos. É de conhecimento geral que a população brasileira enfrenta um impacto significativo em problemas de visão. Esses problemas visuais podem resultar na evasão escolar, dificuldades de aprendizagem, desafios no ambiente de trabalho e limitações específicas na qualidade de vida, afetando a autoestima e a inserção social dos indivíduos.
A secretária da Saúde, Daiane Pupin, ressalta que a aquisição dos óculos contribuirá para a correção de uma variedade de problemas visuais, como miopia (dificuldade em enxergar objetos à distância), hipermetropia (visão desfocada de objetos próximos), astigmatismo (visão desfocada tanto para longe quanto para perto) e catarata (visão embaçada), sendo esta última mais comum em pacientes com mais de 60 anos.
A entrega dos óculos contou com a presença do vice-prefeito Tenente Ávila, da primeira dama Verônica de Paula e da secretária de Saúde Daiane Pupin.