/

Casos de chikungunya em MS são 279% maiores que em 2017, aponta boletim

1 min de leitura

O último boletim epidemiológico da Chikungunya divulgado pela SES (Secretária Estadual de Saúde) apontou que de janeiro a setembro, Mato Grosso do Sul notificou 547 casos da doença e confirmou 182, sendo 165 autóctones e 17 importados.

O número de resultados positivos é 279% maior que o mesmo período em 2017, quando 308 casos haviam sido comunicados e 48 confirmados, entre eles uma gestante.

A reportagem do Campo Grande News comparou o levantamento de casos de dengue divulgados na 38ª semana de 2018, com o mesmo período de 2017.

Ainda segundo o boletim, Dourados enfrenta um surto desde a 11º semana epidemiológica, com diversos casos confirmados. Foram encontrados focos e realizadas ações por meio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Os casos continuam monitorados.

 

A notificação

Para se tornar um caso suspeito, o paciente tem de apresentar febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de inchaço.

Além disso, outro ponto avaliado é se o paciente é reside ou visitou áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog