O município de Guia Lopes da Laguna, na região de fronteira com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul, enfrenta um surto de coronavírus na última semana. A cidade, de apenas cerca de 10 mil habitantes, já registra 39 casos da doença, atingindo uma incidência de 394 a cada 100 mil habitantes, a pior do estado.
Os números na cidade sul-mato-grossense dispararam na última quarta-feira (6), um dia antes da confirmação de que seis funcionários de um frigorífico testaram positivo para a covid-19. Desde então, o município, que registrava apenas um caso de coronavírus, viu mais 38 pessoas contraírem a doença. O frigorífico deve ficar fechado até o dia 22 de maio.
Após o surto, a prefeitura de Guia Lopes da Laguna decretou restrição de pessoas no município, além de toque de recolher de 12 horas e proibição de diversas atividades para a população. Só podem chegar à cidade ambulâncias, caminhões, veículos com profissionais de saúde em deslocamento, pessoas em tratamento de saúde e veículos relacionados a serviços essenciais.
Guia Lopes da Laguna é o terceiro município com maior número de casos em Mato Grosso do Sul, atrás de Campo Grande, com 159 e Três Lagoas, com 71. Até a tarde desta terça-feira (12), o estado havia registrado 405 casos do novo coronavírus, com 12 óbitos.