Aparecida do Taboado (MS) – Aconteceu na manhã desta quarta-feira (31) a inauguração do “Pesque e Solte” idealizado pelo Centro de Equoterapia Iná Cintra Cardoso e o Sindicato Rural, financiado através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e recursos próprios.
Durante o evento de abertura, a fisioterapeuta do centro, Bruna Félix, explicou que o “Pesque e Solte” é mais um projeto inclusivo que auxilia na reabilitação dos praticantes. Segundo ela, o espaço é voltado para a interação entre os participantes e seus familiares, “serão momentos de muita diversão em que os praticantes irão ensinar a própria família a desenvolver um olhar mais cuidadoso frente às pessoas com deficiência, mostrando que são capazes de fazer muitas coisas”, disse.
Também presente no evento, o presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez, falou sobre a responsabilidade social do produtor rural e do trabalho realizado pela entidade em prol ao município. “O produtor rural tem que fazer a função social dele e esse trabalho é realizado através do Sindicato Rural. […] Estamos buscando agora fazer uma pista de equitação para os praticantes que já tem alta das atividades”, declarou o presidente.
A inauguração do espaço contou também com a presença de vários praticantes e seus familiares, como Célia Teixeira de Queiroz, mãe da praticante Maiane Teixeira de Queiroz, que já participa das atividades do Centro de Equoterapia há dois anos, “Ela desenvolveu muito aqui, ela tinha muito medo e agora eu vejo muita diferença no equilíbrio dela”, afirmou Célia.
Além do apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Sindicato Rural, o Centro de Equoterapia também contou com o auxílio do Senar MS, Global Peixe Aquacultura e Raguife Pet.
Centro de Equoterapia
Após funcionar durante 3 anos como projeto social, contando apenas com apoio financeiro do Sindicato Rural, Senar e empresas parceiras, em abril de 2020, o Centro passou a ser entidade filantrópica. (Com informações do Senar-MS).